Escola de Guerra Naval realiza cerimônia em comemoração à Independência da República do Chile

Enviado em: 27/09/2024




A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou, no dia 23 de setembro, a Cerimônia alusiva à Data Grada da República do Chile (Dia da Independência), comemorada em 18 de setembro. A cerimônia foi presidida pelo Diretor da EGN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e contou com a presença do Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, e de Oficiais-Alunos representantes do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), além de parte da tripulação da Escola.

Durante a cerimônia, foi executado o Hino da República do Chile, seguido da alocução do Capitão de Corveta (FN) Vitor Rodrigues de Moura, que fez uma retrospectiva dos principais eventos históricos da independência do país. Também destacou os laços de cooperação militar entre as Marinhas do Brasil e do Chile, incluindo a participação em exercícios conjuntos, programas de intercâmbios de oficiais e a troca de experiências em operações de paz e segurança internacional. Mencionou ainda as relações políticas e diplomáticas, que refletem uma sólida parceria.

Na sequência, o Capitão de Fragata Diego José Porzio de Angelis, Oficial-Aluno chileno, agradeceu pela homenagem. O Diretor da EGN também destacou a forte ligação entre Brasil e Chile, os laços de amizade, parcerias e apoios mútuos entre ambas Marinhas. A comemoração faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância e a alegria de ter, em seus cursos, a presença de Oficiais estrangeiros, representantes de Nações Amigas.