Seminário de Estratégia reuniu especialistas do Brasil e do exterior na Escola de Guerra Naval

Enviado em: 30/11/2023


O Seminário teve como público-alvo os Oficiais-Alunos dos cursos de Altos Estudos Militares da EGN


No dia 29 de novembro, a Escola de Guerra Naval (EGN) promoveu o Seminário Internacional de Estratégia “Uma Visão Contemporânea sobre Grandes Estrategistas”, reunindo especialistas militares do País e do exterior. Iniciando o ciclo de palestras, o Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, discutiu a teoria de Clausewitz e sua aplicação no contexto do uso da força em nome da Comunidade Internacional. O palestrante também apresentou um modelo teórico, de sua autoria, sobre o papel da comunidade internacional nos conflitos contemporâneos.

Na sequência, o General de Brigada Hervé Pierre, Comandante da 9ª Brigada de Infantaria de Marinha da França, abordou as “Concepções Estratégicas do General André Beaufre”, ressaltando a percepção do estrategista francês para o valor da dissuasão no nível popular e convencional, em uma época em que a França estava voltada para o uso exclusivo da arma nuclear. “A contribuição de Beaufre no debate estratégico francês foi relevante e ainda reverbera em diversos Estados”, pontuou.

“Julian Corbett e a Estratégia Marítima” foi o tema da apresentação do Contra-Almirante José Cláudio Oliveira Macedo, Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada. Na sua exposição, observou o importante papel de Corbett ao unir pensamento e prática, escrevendo seus estudos ao mesmo tempo em que trabalhava diretamente com o Almirantado britânico.

O Prof. Dr. Capitão de Mar e Guerra (Refº) Francisco Alves de Almeida, docente da EGN, encerrou o ciclo de palestras, abordado o tema “Alfred Mahan: o Evangelista do Poder Marítimo”. Destacou o papel de Mahan na construção de um poder marítimo nos Estados Unidos da América, discorrendo sobre as especificidades históricas do momento em que Mahan atuou junto à Marinha estadunidense (US NAVY).

O seminário foi moderado pelo Contra-Almirante (RM1) Marcio Magno de Farias Franco e Silva, Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, e teve como público-alvo Oficiais-Alunos dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), docentes e pessoas interessadas no tema.


Palestra do Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas sobre a teoria de Clausewitz



General de Brigada Hervé Pierre aborda as “Concepções Estratégicas de André Beaufre”



Contra-Almirante José Cláudio (primeiro à esquerda) falou sobre o tema “Julian Corbett e a Estratégia Marítima”



O Comandante Alves de Almeida palestrou sobre Alfred Mahan