Escola de Guerra Naval sediou o 2º Seminário de Integração das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Ministério da Defesa

Enviado em: 30/11/2023


Nos dias 28 e 29 de novembro, a Escola de Guerra Naval sediou o 2º Seminário de Integração das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), que teve por objetivo permitir a troca de informações, conhecimentos e lições aprendidas, bem como promover maior sinergia entre as equipes técnicas das ICTMD, buscando agregar novas capacidades militares às Forças Armadas e aprimorar aquelas já existentes. O evento reuniu militares das três Forças Armadas (FA), representantes das ICT, de empresas e instituições da Base Industrial de Defesa (BID), especialistas, pesquisadores e profissionais interessados.

Após a abertura, pelo Major-Brigadeiro (R1) Rui Chagas Mesquita (que participou via webex), ocorreu o painel sobre o “Projeto Cérebros”, o qual visa contribuir para a capacitação, fixação e atração de talentos no escopo da BID entre o Estado, a Academia e a Indústria, pautando-se pelo modelo da Tríplice Hélice. A Doutora Fernanda das Graças Corrêa, Coordenadora-Geral no Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa, do MD, realizou uma apresentação, seguindo-se a fase de debates. Além dos militares das FA, participaram do painel representantes de Federações Estaduais das Indústrias, da Confederação Nacional de Indústria, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), da Associação do Parque Tecnológico de São José dos Campos e do SENAI CIMATEC/BA.

Na parte da tarde, foi realizado o painel “Metodologia de Seleção de Projetos de Interesse das Forças Armadas, na Área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, que contou com uma apresentação do Coronel Ilmar Victor Marinho Barbosa, Coordenador no Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Produtos de Defesa, do MD. No segundo dia, as apresentações ficaram a cargo de cada FA, que promoveram vários painéis temáticos, focados nas potenciais sinergias que possam ser de interesse para as demais FA e/ou que componham a Carteira de Projetos da REPID (Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (PD&I)). Foram abordados os seguintes temas: Defesa BNQR; Enlace de Dados; Sistemas d’Armas; Desempenho do Combatente, Saúde Preventiva e Medicina Operacional; Materiais para Aplicação em Defesa; Sistema de Navegação Inercial; Tecnologias Quânticas; Simulação; Inteligência Artificial, VANT e Robótica; e Geoinformação, Climatologia e Hidrografia.