Quadro de Avisos

O Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários Fase 2/2022 (C-EMOI Fase 2/2022) será realizado de acordo com a seguinte programação:

    Turma I
  • Etapa I (EAD): 04JAN a 03FEV; e
  • Etapa II (presencial): 07FEV a 06ABR.
    Turma II
  • Etapa I (EAD): 07MAR a 06ABR; e
  • Etapa II (presencial): 11ABR a 02JUN.
    Turma III
  • Etapa I (EAD): 03MAI a 01JUN; e
  • Etapa II (presencial): 06JUN a 27JUL.


Para tanto, releva mencionar que a distribuição dos Oficiais-Alunos (OA) para a composição das turmas é da responsabilidade da DPMM e CPesFN até o limite de 85 OA por turma.

Para realização da Etapa I, o OA será cadastrado pela EGN no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), cuja senha será enviada, oportunamente, ao e-mail informado pelo respectivo OA. Todos os OA terão acesso ao conteúdo do curso no endereço www.ead.marinha.mil.br, aba “Meus cursos”, curso “C-EMOI Fase 2 - Turma 1/2022”, 2 ou 3 conforme o caso.

O OA deverá acessar, pelo menos, 40% dos dias equivalentes a essa etapa e concluir todas as atividades previstas, caso contrário, poderá não ser habilitado para realizar a Etapa II (presencial) do C-EMOI Fase 2. O acesso do aluno à Etapa I (EAD) será monitorado pela ferramenta “Relatório das atividades” dentro do AVA.

Para a Etapa II, a apresentação dos OA designados ocorrerá no primeiro dia conforme programação supracitada, até as 7h30, no uniforme 5.5. Além do uniforme 5.5, os Oficiais deverão trazer os uniformes 5.3, 6.4 e 7.1 (GDP). A EGN dispõe de vestiário com armários, que requerem o uso de cadeados particulares.

Os Oficiais do CFN deverão apresentar-se portando as respectivas CadernetasRegistro (CR). No dia da apresentação e no encerramento do curso, haverá 52 vagas de estacionamento para os OA. Entretanto, durante o curso, haverá somente a disponibilidade de 12 vagas de estacionamento. Assim, sugere-se a utilização do transporte solidário. Caso seja do interesse do OA, a EGN disponibiliza um ônibus, diariamente, que larga da área em frente à Igreja da Candelária às 06h50.

De modo a facilitar a compreensão e aplicação de conceitos doutrinários nas diversas atividades acadêmicas que serão desenvolvidas durante o curso, recomendase uma revisão dos conceitos contidos nas publicações abaixo:

- Doutrina Militar Naval (DMN) (EMA-305). Uma PROVA de conhecimentos acerca desta publicação será aplicada no segundo dia da Etapa II de acordo com a programação supracitada.

- Manual de Direito Internacional aplicado às Operações Navais (EMA-135), Cap. 1, 2, 7, 12 e 14; e

- Manual de Planejamento Operativo da MB (EMA-331 Vol I).