Laboratório de Simulações e Cenários
O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) é um ambiente de pesquisa científica vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação (SPP) da Escola de Guerra Naval (EGN). Desde a sua fundação em 2012, vem promovendo estudos de futuro orientados para as questões concernentes às áreas de Segurança e Defesa.
Em complementaridade à estrutura de ensino da EGN, o LSC atua tanto em benefício do aprimoramento das ferramentas de simulação e processo decisório aplicadas aos discentes, quanto de outras demandas relacionadas ao nível estratégico da Marinha do Brasil (MB) e demais agências do Estado brasileiro.
A equipe de pesquisadores do LSC é formada por professores, doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), de diversas Instituições de Ensino Superior ligadas a atividades acadêmicas e linhas de pesquisa relacionadas aos temas de defesa e segurança com ênfase nos aspectos marítimos e navais.
Com isso, busca promover a conscientização da sociedade brasileira quanto aos assuntos de Segurança e Defesa, difundindo-os no meio acadêmico e integrando civis e militares.
Sementes de Futuro em Defesa
O "Sementes de Futuro em Defesa" é um informativo digital e semanal desenvolvido pela rede de mais de uma centena de pesquisadores voluntários, entre eles profissionais de grandes empresas e acadêmicos de pós-doutores a graduandos, de 11 Linhas de Pesquisa temáticas do Grupo de Pesquisa Cenários Prospectivos de Segurança e Defesa do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da EGN. Tal informativo visa estimular o pensamento prospectivo em defesa e segurança internacional e disseminar sementes de futuro para temas estratégicos, possibilitando análises altamente qualificadas.
Já iniciando 2023, trazemos ao público novas sementes de futuro em defesa! Com um produto totalmente repaginado, a equipe da linha de pesquisa “Biodefesa e Segurança Alimentar” é a primeira a oferecer novas sementes ao Projeto. Esta linha de pesquisa possui como objetivos principais fornecer abordagens envolvendo segurança alimentar nos campos da Defesa e Segurança, como alimento usado como arma; estoques estratégicos de alimento, disponibilidade de insumos; rastreamento de zoonoses com potencial de infecção humana; alimento e economia nacional; gastrodiplomacia; entre outras. Em anexo, disponibilizamos o produto em versão PDF.
Os 11 temas das Sementes de Futuro em Defesa são correspondentes às Linhas de Pesquisa: Ameaças Eletromagnéticas, Biodefesa e Segurança Alimentar, Escassez de Recursos, Energia Nuclear e Futuro, Guerra do Futuro, Meio Ambiente Marítimo, Segurança Espacial, Tendência de Impacto Marítimo-Naval, TIC- Cybersegurança, TIC - Inteligência Artificial e TIC - Internet das Coisas. Pela diversidade dos temas abordados e sua aplicabilidade em vários setores, as Sementes de Futuro em Defesa possuem caráter dual pois podem auxiliar as Forças Armadas brasileiras e outras organizações no desenvolvimento de estratégias de longo prazo.
Este projeto faz parte do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional -PROCAD-DEFESA (parceria da CAPES com o Ministério da Defesa) liderado pela EGN em associação à relevantes organizações nacionais e outras Escolas de Altos Estudos da Defesa. Ele se destina ao desenho de uma rede colaborativa de pesquisa e monitoramento de sementes do ambiente futuro, apoiada em plataforma computacional, análise multicritério, com abrangência nacional, participação social pública e privada, civil e militar para acompanhamento dos cenários prospectivos do Ministério da Defesa e uso dual.
Para visualizar as edições anteriores e versões para impressão, acesse: Sementes de Futuro em Defesa
Para mais informações, acompanhe nossas redes sociais:
Importante: O projeto não representa o posicionamento oficial da Marinha do Brasil (MB) ou outras partes do Ministério da Defesa.