Enviado em: 31/10/2024
Parte dos autores do livro “Economia de Defesa: Aportes teóricos, novos temas e o caso do Brasil” reuniram-se na Escola de Guerra Naval (EGN), no dia 25 de outubro, para o lançamento da obra, organizada pelos Professores Doutores Thauan Santos (EGN) e Ariele Diniz Leske (Universidade Federal de Campina Grande). O livro teve um pré-lançamento no início de setembro, durante o XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (III ENABED), que ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
A obra constitui-se o primeiro manual do Brasil em Economia de Defesa, sendo resultado do trabalho conjunto de pesquisadores brasileiros e internacionais financiado pelo Projeto Pró-Defesa IV. Aborda de forma abrangente e aprofundada a complexa relação entre economia e defesa, desde aspectos teóricos fundamentais até análises de casos concretos, com um enfoque especial no contexto brasileiro, trazendo dados, análises documentais e diferentes estudos de caso. Os capítulos exploram temas como a geração de demanda de produtos de defesa; a dicotomia entre Keynes e o Keynesianismo militar; e análise dos recursos das Forças Armadas e do Ministério da Defesa.
Também são discutidos os programas estratégicos de defesa, a indústria aeroespacial brasileira, as transformações geopolíticas, a participação do Brasil no comércio internacional de armas e os fatores determinantes dos gastos militares no país. O livro trata ainda de novos temas como a relação entre defesa, segurança nacional e mudanças climáticas. “Uma leitura indispensável para estudantes e profissionais que desejam compreender os desafios teóricos e as oportunidades que permeiam a defesa a partir de uma perspectiva econômica”, destacou o Prof. Dr. Thauan Santos. A obra foi prefaciada pelo ex-Ministro da Defesa e do Ministério de Relações Exteriores, Celso Amorim.
O lançamento na EGN contou com a presença de sete autores, que fizeram uma breve explanação sobre o conteúdo de cada capítulo, seguindo-se um debate com os demais participantes, entre eles o Superintende de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, Contra-Almirante (RM1) José Luiz Ferreira Canela.