Escola de Guerra Naval promove Ciclo de Debates sobre Economia do Mar

Enviado em:26/09/2022

Evento contou com a participação de profissionais e especialistas de diversas organizações públicas e privadas



Nos dias 20 e 21 de setembro, o Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) em conjunto com a Escola Superior de Guerra (ESG), ambos participantes do PROCAD Defesa Prospectiva, realizaram um Ciclo de Debates sobre Economia do Mar.

O evento, que se insere no Projeto Cenários Brasil 2040, teve como objetivo subsidiar as análises e a identificação das sementes de futuro para o levantamento de tendências, incertezas e rupturas em diversas áreas do conhecimento sobre a Economia do Mar que poderão influenciar os destinos no Brasil no longo prazo.

As palestras foram transmitidas via Webex



Para o Coordenador Adjunto do LSC, Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) e Prof. Dr. Claudio Rodrigues Corrêa, o objetivo foi alcançado: “O evento foi desenhado para ouvir, debater e prospectar com pluralidade regional e temática. E isso foi atingido, pois se inscreveram mais de 60 profissionais e especialistas de diversas organizações públicas e privadas como consultorias, empresas de navegação, serviços de praticagem e universidades das mais renomadas do país.”

Como dinâmica metodológica prospectiva, as palestras abordaram os seguintes temas: como: economia do mar, a exploração de recursos marinhos vivos e seus impactos ambientais, pré-sal e resgate da indústria naval, navegação de cabotagem, indústria naval e tecnologia. O debate também contou com oficinas prospectivas que geraram por brainwriting mais de 60 tendências, incertezas e rupturas que foram discutidas em plenária moderada e condensadas por brainstorming.