Escola de Guerra Naval participa do 24° Simpósio Internacional do Poder Marítimo

Enviado em: 24/09/2021


image

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e o Diretor da Escola de Guerra Naval, Contra-Almirante Sílvio Luís, participaram, de 14 a 17 de setembro, do 24º International Seapower Symposium, realizado no Naval War College, na cidade de Newport, nos Estados Unidos da América.

Atendendo a convite, o Comandante da Marinha proferiu uma palestra no painel “Climate Change”, na qual abordou os trabalhos do Brasil no controle dos desmatamentos; a importante atuação da Marinha brasileira frente ao crime ambiental de derramamento de óleo na Costa brasileira; e as ações de prevenção contra desastres naturais, como a proposta encaminhada à IMO (Organização Marítima Internacional) para que todos os navios em trânsito permaneçam com seus sistemas de localização sempre ativados.

Dentro do Simpósio, foram criadas várias salas de debates que abordaram diferentes temas, como “O Poder Marítimo na Era da Informação”; “COVID-19 o inimigo invisível”; “A Segurança Marítima no Ordenamento Baseado em Regras”, entre outros. O evento ocorre bienalmente e trata de assuntos relacionados ao emprego das Forças Navais de todo o mundo na busca do entendimento e cooperação entre as Marinhas e a solução de desafios atuais. O tema principal desta edição foi “Strength in Unit” e teve a participação presencial de mais de 84 Comandantes de Marinha, Guardas Costeiras ou seus equivalentes.