Enviado em: 19/12/2024
No dia 6 de dezembro, a Escola de Guerra Naval realizou a Cerimônia de Encerramento do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), turma 2024, ocasião em que foram entregues os respectivos Diplomas de Conclusão de Curso.
O C-PEM foi concluído por 45 Oficiais-Alunos (OA), distribuídos da seguinte forma: 39 Capitães de Mar e Guerra, sendo 19 do Corpo da Armada (CA), sete Fuzileiros Navais (FN), três Intendentes da Marinha (IM), cinco Engenheiros Navais e cinco Médicos. Também integraram a turma um Coronel do Exército Brasileiro, dois Coronéis da Força Aérea Brasileira, um Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante e dois Servidores Civis de Nível Superior da Marinha do Brasil.
A turma do C-EMOS foi composta por 130 Oficiais-Alunos, sendo 122 da Marinha do Brasil e oito de Marinhas Amigas. Neste ano, os países representados foram: Argentina, Chile, Camarões, Índia, Estados Unidos (2), França e Namíbia.
Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, a cerimônia contou com a presença dos Almirantes de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior (Ex-Comandantes da Marinha), de membros do Almirantado e de Ministro do Superior Tribunal Militar.
Os cursos de Altos Estudos Militares visam complementar a qualificação dos oficiais para o exercício de cargos na Alta Administração Naval (C-PEM); e ampliar os conhecimentos para o desempenho de funções de Estado-Maior e assessoria de alto nível, com ênfase nas doutrinas e nas estruturas operativas e administrativas da Marinha (C-EMOS).