Laboratório de Simulações e Cenários promove Curso de Ferramentas de Prospectiva em Defesa

Enviado em: 27/03/2024


O Curso de Ferramentas de Prospectiva em Defesa, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro na EGN, foi uma iniciativa do grupo de pesquisa Cenários Prospectivos de Defesa, do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC). O curso foi ministrado pela Dra. Elaine Marcial, pesquisadora sênior da linha de pesquisa Arranjos Metodológicos do LSC e referência em estudos prospectivos na área pública, incluindo a Defesa.

Durante o curso, foram explorados conceitos, como: o futuro e os métodos de prospecção; cenários e mini-cenários; megatendências e análises de longo prazo, destacando a importância desses conceitos na Defesa e na Gestão Estratégica de organizações públicas e privadas. As atividades práticas permitiram aos participantes aplicarem ferramentas consagradas que apoiam as diversas etapas de planejamento e construção de cenários, com uso de dados de edições do informativo “Sementes de Futuro em Defesa” (https://simulacoesecenarios.wixsite.com/projetosementes).

Pelo acesso ao software da plataforma computacional SocialPort Enterprise, os participantes foram estimulados a responder pesquisas que levantavam o ranking das incertezas críticas e dependências entre variáveis. Também foi possível identificar os atores mais influentes, levantar Sementes de Futuro em Defesa, bem como priorizar objetivos estratégicos. Os resultados dessas pesquisas foram acompanhados pelos alunos por meio dos respectivos painéis de cada método, disponibilizados na SocialPort Enterprise. Esses resultados foram debatidos, mostrando que podem ser utilizados para apoiar processos decisórios, além da formulação de estratégias, inclusive as emergentes.