Delegação da Universidade da Namíbia visita a Escola de Guerra Naval

Enviado em: 21/03/2024



O Comandante Palmeira realizou uma apresentação institucional da EGN

No dia 21 de março, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu a visita de uma comitiva da Universidade da Namíbia (UNAM), composta pelo Vice-Reitor de Assuntos Acadêmicos Frednard Gideon; pelo Reitor da Escola de Ciências Militares, Brigadier General Mumba Thaddeus Mahela; e pelo Diretor-Assistente de Relações Internacionais, Romanus Shivoro.

A visita teve como propósito promover a interação entre as instituições e abordar possíveis parcerias acadêmicas. A delegação participou de uma reunião com o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, e com o Capitão de Mar e Guerra (RM1) William Moreira, Professor Doutor da EGN. Na ocasião, foram realizadas apresentações: a primeira, conduzida pelo Capitão de Fragata Leonardo Palmeira, abordou a estrutura da Escola de Guerra Naval, os cursos de carreira militar e parcerias acadêmicas.


O Comandante Correa abordou as atividades e produtos desenvolvidos pelo PPGEM


Na sequência, o Capitão de Mar e Guerra (RM-IM) Claudio Correa, do corpo docente da EGN, discorreu sobre o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), quando destacou as linhas de pesquisa e produtos desenvolvidos pelo Programa, que oferece cursos de mestrado e doutorado profissional. O Reitor da Escola de Ciências Militares da Namíbia também realizou uma apresentação sobre a instituição, que integra a UNAM.


O General Mahela fez uma apresentação sobre a Escola de Ciências Militares da Namíbia


Após a reunião, a comitiva conheceu parte das instalações da EGN - o Centro de Jogos de Guerra, a Biblioteca e o Auditório Tamandaré.

Data Grada da Namíbia

A delegação participou da cerimônia da Data Grada da Namíbia, celebrada em 21 de março – data de sua Declaração de Independência, ocorrida em 1990. A cerimônia foi presidida pelo Superintende de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland, e contou com a presença de Oficiais-Alunos, representantes do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS); e de parte da tripulação da Escola de Guerra Naval.

Durante a cerimônia, foi tocado o hino da Namíbia, seguido da alocução realizada pelo Capitão de Corveta (FN) Paulo Sérgio Souza Júnior, ressaltando os principais eventos da independência do país. A homenagem também destacou as relações entre o Brasil e a Namíbia, que conta com a instalação da Embaixada brasileira em Windhoek, desde 1990. O Capitão de Fragata Efraim Efeinge Nghilifavali Haikela., Oficial-Aluno namibiano, agradeceu a homenagem, ressaltando os laços de amizade, parcerias e apoios mútuos entre ambos países.

A comemoração faz parte de uma tradição da EGN de manifestar a relevância de ter em seus cursos Oficiais estrangeiros, representantes de Marinhas Amigas.


A comitiva participou da cerimônia da Data Grada da Namíbia