Escola de Guerra Naval realizou Seminário virtual “40 anos da Mulher na Marinha – Lições e Aprimoramentos”

  Em comemoração ao 40º aniversário do ingresso da mulher nas fileiras da Marinha do Brasil, a Escola de Guerra Naval realizou, no dia 26 de agosto, o Seminário virtual “40 Anos da Mulher na Marinha – Lições e Aprimoramentos”, que abordou a evolução dessa jornada das militares e da própria Instituição, com foco especial no impacto dessa iniciativa na sociedade brasileira. O Seminário teve como convidada especial a Historiadora e Escritora Mary Del Priore, que discorreu sobre o tema “Mulheres brasileiras: de sobreviventes a guerreiras”. Também foram conferencistas a Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, que abordou o tema “Lições e Aprimoramentos”, tanto por parte das militares, quanto da própria Instituição; e a Capitão de Mar e Guerra (T) Marcia Maria Porto de Miranda, que discorreu sobre a “Participação das Mulheres na Marinha do Brasil”, apresentando uma linha do tempo com os principais fatos e eventos ocorridos desde o ingresso das militares.

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, ao realizar a abertura do Seminário, destacou o pioneirismo da Marinha do Brasil entre as Forças Armadas brasileiras, ao admitir mulheres em seu efetivo.

Na ocasião, também foi exibido um vídeo em homenagem ao Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, então Ministro da Marinha quando foi criado o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 7 de julho de 1980. Pela sua contribuição ao ingresso das mulheres na Força, o Almirante Maximiano foi instituído Patrono das Militares da Marinha, em 1999.

Após a apresentação de um vídeo de depoimentos de militares da reserva e da ativa, representando diferentes setores da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, realizou o encerramento do Seminário, destacando que “as mulheres conquistaram seus espaços com competência, zelo, dedicação e determinação”.

Foto (da esquerda para a direita): Prestigiaram o evento a Capitão de Mar e Guerra (T) Marcia Porto, a Contra-Almirante (EN) Luciana, o Almirante de Esquadra (Refº) Palmer, a Contra-Almirante (RM1-Md) Dalva e a Suboficial-Mor Francinéa.