Escola de Guerra Naval realiza Cerimônia de Encerramento dos Cursos de Altos Estudos Militares de 2019

   Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, foi realizada, no dia 11 de dezembro, no auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, a Cerimônia de Encerramento do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) de 2019, com a entrega dos respectivos Diplomas de Conclusão de Curso.
   O C-PEM foi concluído por 44 Oficiais-Alunos, sendo 33 Capitães de Mar e Guerra, dois Coroneis do Exército Brasileiro e dois da Força Aérea Brasileira, um Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante e seis Servidores Civis de Nível Superior da Marinha do Brasil. Concluíram o C-EMOS 117 Oficiais-Alunos, sendo 108 da Marinha do Brasil e nove Oficiais das Marinhas Amigas - este ano, da Argentina, Bolívia, Chile, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai.
   Os cursos de Altos Estudos Militares visam complementar a qualificação dos oficiais para o exercício de cargos na Alta Administração Naval (C-PEM); e ampliar os conhecimentos para o desempenho de funções de assessoria de alto nível, com ênfase nas doutrinas e nas estruturas administrativas da Marinha (C-EMOS).
   A cerimônia foi aberta pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e teve como paraninfos os membros do Almirantado e o Diretor da EGN. Também estiveram presentes o Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, Ex-Ministro da Marinha; o Almirante de Esquadra Julio Cesar Moura Neto, Ex-Comandante da Marinha; Almirantes da Área Rio, o Cônsul-Geral do Peru, Ministro Hugo Flores Morales; Adidos estrangeiros e familiares dos formandos.