Escola de Guerra Naval realiza o Minicurso Cenários Prospectivos

   No período de 25 a 29 de novembro, o Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval promoveu a 3ª edição anual do Minicurso Cenários Prospectivos, que teve o propósito de ofertar aos alunos metodologias de elaboração de cenários e outros métodos prospectivos.
O evento foi estruturado em três blocos, ministrados por profissionais qualificados, estruturado da seguinte forma: Estudos de futuro: cenários, práticas e metodologias; Subgrupos de pesquisa de Cenários Prospectivos no LSC; e Palestras das organizações BNDES, Macroplan e Brainstorming. O Laboratório buscou promover a conscientização junto ao setor acadêmico quanto aos assuntos de Defesa, particularmente os ligados ao mar.
Para as 40 vagas oferecidas pelo LSC, inscreveram-se 200 candidatos oriundos de dezenas de instituições de ensino superior (entre graduandos e pós-doutorandos) de diferentes regiões do país e do exterior. A pluralidade de docentes e discentes oportunizou também a prática de networking e incrementou a divulgação do pensamento prospectivo.
O minicurso visou a conscientização sobre assuntos de defesa, especialmente dos assuntos ligados ao mar, integrando militares e civis.