Escola de Guerra Naval sedia o 3º Fórum do Mar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa

   Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN) promoveram o 3º Fórum do Mar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), que abordou o tema “A Política Marítima de Estados da CPLP: Desafios e Oportunidades”. Ao realizar a Sessão de Abertura do evento, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, ressaltou que “a utilização dos mares e oceanos deve ser discutida dentro de uma perspectiva estratégica e inclusiva”, considerando as diversas posições da comunidade internacional. Observou que essas discussões “quando pautadas sobre bases históricas e culturais comuns, tendem a ser mais profícuas”, potencializando as oportunidades.
  Após, palestrou o Contra-Almirante (RM1) Marcos Almeida, Colaborador do CEPE-MB, abordando a Política Marítima Brasileira: Desafios e Oportunidades. O evento teve continuidade com as apresentações dos Professores Doutores Maria das Neves, da Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe; e André Panno Beirão, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN. A programação incluiu ainda uma Mesa de Debates sobre o tema, Sessão Tutorial e a Assembleia de Membros Institucionais Fundadores do Fórum, que tratou, entre outros aspectos, da agenda futura do Fórum. A próxima edição deverá ocorrer no Instituto de Defesa Nacional do Timor Leste (IDNTL), em meados do próximo ano.
  O evento também contou com a participação do Prof. Dr. Guilherme Soares, representante do IDNTL; do Adido de Defesa de Portugal no Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané; de Almirantes, Colaboradores do CEPE-MB; docentes e discentes da EGN; e representantes do setor acadêmico ligados aos estudos do mar. O encerramento do 3º Fórum do Mar foi realizado pelo Presidente do CEPE-MB, Almirante de Esquadra (Ref - FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro.