Escola de Guerra Naval sedia o XIX Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha

   No período de 6 a 8 de novembro, a Escola de Guerra Naval sediou o XIX Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM), organizado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), que teve como tema ”A Pesquisa Operacional como Ferramenta de Governança em Projetos Estratégicos. O simpósio multidisciplinar buscou integrar o setor acadêmico, as Forças Armadas e a Indústria, fomentando a pesquisa e aplicação prática das áreas de conhecimento de Pesquisa Operacional e Logística, e outras áreas correlatas, no âmbito da Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Administração e Economia.
   Ao realizar a abertura do SPOLM, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, observou que a revolução tecnológica em curso, principalmente na área de Ciência de Dados, vem oferecendo novos campos de estudo e aplicações, o que requer o desenvolvimento de ferramentas sistêmicas para o tratamento de situações, abrangendo cenários complexos. Nesse contexto, destacou a importância do simpósio, ao permitir a troca de informações entre os entes da sociedade e as Forças Armadas. “A governança apoiada em processos otimizados, dispondo de informações céleres, oportunas e confiáveis, orienta o Tomador de Decisões à obtenção dos resultados, tendo por base os princípios da eficiência e eficácia”, pontuou.
   A programação do evento abrangeu Sessão Plenária, Palestras, Painéis, Mesas Redondas, Minicursos e Seções Temáticas, contando com a apresentação de trabalhos de renomados Professores e Doutores de diversas instituições de ensino do país.