Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas visitam instituições militares nos Estados Unidos

   Como parte da disciplina de Relações Internacionais do Curso de Política e Estratégia Marítimas, foi realizada a Viagem de Estudos, no período de 14 a 21 de setembro, pelos do Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) à cidade de Washington (DC), nos Estados Unidos.
   A Comitiva foi chefiada pelo Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor da Escola de Guerra Naval, e contou com 44 Oficiais-Alunos do C-PEM, sendo 33 Capitães de Mar e Guerra, dois Coronéis do Exército Brasileiro, dois Coronéis da Força Aérea Brasileira, seis Servidores Civis de Nível Superior e um Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante. As atividades iniciaram-se com uma visita ao National Air and Space Museum, seguida da visita à Embaixada do Brasil em Washington, onde os Oficiais-Alunos assistiram a uma palestra do Embaixador (Ministro de Primeira Classe) Nestor Forster Junior. Posteriormente, a Comitiva conheceu a estrutura da Organização dos Estados Americanos (OEA), participando de apresentações na Casa do Soldado, sede da Junta Interamericana de Defesa (JID), e no Colégio Interamericano de Defesa (CID).
   A programação também incluiu apresentações no National War College, onde os Oficiais-Alunos assistiram a uma palestra sobre a Estratégia Marítima dos Estados Unidos; no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI). Concluindo as atividades, os alunos do C-PEM visitaram a Comissão Naval Brasileira em Washington (CNBW), assistindo a apresentações do representante do Departamento de Estado dos EUA; do Presidente da CNBW, Capitão de Mar e Guerra (IM) André Luís Ferreira da Silva; e do Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU, que abordou o tema “As Atribuições da Missão Permanente do Brasil junto à ONU e o papel do Conselheiro Militar”.

Uma das instituições visitadas pelos Oficiais-Alunos foi o National War College.