O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha e a Escola de Guerra Naval participam dos debates sobre Sistemas de Armas Letais Autônomas

   O Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), organizaram um encontro com a sociedade para debater sobre Sistemas de Armas Letais Autônomas (Lethal Autonomous Weapons Systems – LAWS). O evento foi realizado, no dia 6 de agosto, na EGN e buscou contribuir para a definição da posição brasileira no Grupo de Experts Governamentais, que se reuniriam no dia 20 de agosto, em Genebra, para a discussão sobre LAWS. No âmbito da Convenção sobre Certas Armas Convencionais (CCAC), foi estabelecido um Grupo de Peritos Governamentais (GPG) para tratar especificamente de LAWS.
   Participaram do encontro as seguintes autoridades: Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante da Escola Superior de Guerra; Almirante de Esquadra (Refo-FN) Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB, que realizou a abertura do evento; Embaixador Gelson Fonseca, da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG); Embaixador Alessandro Warley Candeas, Diretor do Departamento de Defesa do Ministério de Relações Exteriores (MRE), moderador dos debates; Dr. Marcos Rosas Degaut Pontes, Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD-MD); Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha; Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor da Escola de Guerra Naval; Senhor Roberto Gallo, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa (ABIMD); representantes das empresas do setor de defesa e tecnologia, acadêmicos, pesquisadores e militares responsáveis por atividades relacionadas ao tema.
   Ao final dos debates, o Embaixador Candeas destacou que é intenção programar um novo encontro, no intuito de acompanhar o progresso dos trabalhos junto à sociedade.

O encontro reuniu representantes do governo e membros de vários setores da sociedade.