Colóquio e Simpósio na Escola de Guerra Naval abordam impactos tecnológicos e o planejamento baseado em capacidades

   O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN) realizaram de 16 a 18 de julho, um conjunto de eventos que abordaram os impactos das novas tecnologias para o Poder Marítimo e o planejamento baseado em capacidades para o Poder Naval. A programação teve início, no dia 16 de julho, com o colóquio internacional “Capabilities and capacities: Defense dilemmas in a highly competitive era, impacts in capability – based planning”, conduzido pelo Professor Doutor Ian Andrew Speller, da Maynooth University (Irlanda). No dia 17, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, fez a abertura do Simpósio “Poder Marítimo e as Novas Tecnologias”. Na ocasião, o Professor Speller proferiu a palestra “Sea Power and the new technologies”, quando destacou que “mais importante que obter ou desenvolver novas das tecnologias é realizar a estratégia para obter os resultados desejados”. Pois, “somente as tecnologias não resolverão os problemas dos conflitos do futuro”, observou.
   Os eventos tiveram como público-alvo Oficiais-Alunos do cursos de altos estudos militares da EGN; alunos de pós-graduação, membros da comunidade acadêmica, docentes das escolas de altos estudos militares e militares interessados.
   Complementarmente, foram realizadas mesas-redondas com integrantes do CEPE-MB e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, voltadas para o
Planejamento Estratégico, Segurança Marítima e Consciência Situacional Marítima. Também ocorreu um debate do grupo de pesquisa do CEPE-MB, juntamente com os pesquisadores do Laboratório de Simulações e Cenários (vinculado ao PPGEM), que tratou sobre possíveis cenários para o Poder Marítimo brasileiro em 2040. O debate também contou com a participação do Professor Ian Speller.

O Professor Doutor Ian Speller observou que somente as tecnologias não resolverão os problemas dos conflitos do futuro.