Escola de Guerra Naval finaliza o 1º Programa de Capacitação em Planejamento Interagências

   No dia 04 de julho, foi realizada a Cerimônia de Encerramento e Entrega de Certificados aos concluintes do 1o Programa de Capacitação em Planejamento Interagências (PCPI), na Escola de
Guerra Naval (EGN), com a presença do Subsecretário de Administração Aduaneira, Auditor Fiscal Marcus Vinícius Vidal Pontes, do Diretor da EGN, Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e do Superintendente de Ensino da EGN, Contra-Almirante (Refº) Reginaldo Garcia dos Reis. A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Marinha do Brasil e a Receita Federal, em 2017.
   O propósito do programa foi preparar uma turma de 21 auditores, oriundos de diversas regiões do País, para comporem equipes de planejamento e execução de operações interagências, além de capacitá-los a desenvolverem uma doutrina de planejamento própria, no âmbito daquele órgão.
   O PCPI foi dividido em uma fase de ensino a distância e uma fase presencial, constando de um módulo teórico e um módulo de planejamento prático. Foram ministradas pelos instrutores da EGN aulas teóricas/práticas sobre os seguintes temas: relações interagências; avaliação do ambiente operacional; legislação; inteligência; e fundamentos de planejamento de operações interagências, com a realização ao final de um Jogo de Segurança, no Centro de Jogos de Guerra da Escola.

Encerramento do PCPI: O Diretor da EGN, o subsecretário de Administração Aduaneira, instrutores e autoridades.
Instrutores, autoridades da Receita Federal e os participantes do 1º PCPI.