A Inteligência Artificial é foco de debate na Escola de Guerra Naval

   No dia 27 de junho, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), em parceria com a Diretoria-Geral do Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, realizaram o Colóquio "Inteligência Artificial: perspectivas e desafios na área de defesa".
A compreensão de como as tecnologias emergentes influenciarão as operações militares e navais integra as temáticas estabelecidas pelo Estado-Maior da Armada na Estratégia de Ciência e Tecnologia da Marinha.
   O colóquio, realizado na EGN, contou com a palestra do Prof. Dr. Alexandre Gonçalves Evsukoff, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE /UFRJ), que apresentou um "Panorama Geral do Desenvolvimento da Inteligência Artificial". Na sequência, o Tenente-Coronel (Eng) Júlio Cesar Duarte, Prof. Dr. do Instituto Militar de Engenharia (IME), abordou as "Aplicações Militares de Tecnologias de Inteligência Artificial", destacando os dilemas éticos que surgem ao se conferir às máquinas capacidades que envolvem um processo decisório.
   As "Aplicações Navais de Tecnologias de Inteligência Artificial" foi o tema da exposição do Capitão de Fragata Claudio Coreixas de Moraes, do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), que discorreu ainda sobre as possibilidades do aprimoramento das atividades de ensino e qualificação de pessoal, das atividades logísticas, segurança da navegação, entre outras, devido às novas tecnologias.
   A abertura do colóquio foi realizada pelo Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB, e os debates foram moderados pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) William de Sousa Moreira, Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN. Estiveram presentes os Almirantes de Esquadra (Ref.) Eduardo Bacellar Leal Ferreira, ex-Comandante da Marinha; João Afonso Prado Maia de Faria, ex-Chefe do Estado-Maior da Armada e Conselheiro do CEPE-MB; Luiz Guilherme Sá de Gusmão, ex-Chefe do Estado-Maior da Armada; o embaixador Alessandro Warley Candeas, Diretor do do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores, entre outras autoridades.

O Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB, realizou a abertura do evento.