“Segurança Internacional e Defesa” foram debatidas em colóquio realizado na Escola de Guerra Naval

   No dia 22 de abril, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), promoveu o Colóquio “Segurança Internacional e Defesa”, que contou com a participação do Professor Wyn Bowen, Diretor da School of Security Studies do King’s College London (KCL) , e do Doutor Christopher Hobbs, também integrante do KCL. O Professor Bowen abordou o tema “Segurança Internacional: Ameaça Contemporânea”, discorrendo sobre desarmamento nuclear; declínio dos sistemas de controle de armas nucleares entre os Estados Unidos da América e a Rússia; o acordos nuclear com o Irã; e a desnuclearização da Coreia do Norte. Em complemento, abordou os acordos internacionais para a não-proliferação das armas de destruição em massa (químicas, biológicas e nucleares).
   Christopher Hobbs apresentou um panorama de estudos de segurança desenvolvidos pelo KCL e palestrou sobre o tema “Terrorismo: ameaça e resposta”. Ao relacionar os instrumentos de combate ao terrorismo, destacou a importância da construção da “mentalidade de segurança” e dos acordos de cooperação (nacionais, internacionais e de organismos do setor), especialmente a contribuição destes na identificação de ameaças. Discorreu ainda sobre a possibilidade do uso de armas de destruição em massa pelo terrorismo.
   O Professor Doutor Vinicius M. Carvalho, do Instituto Brasileiro do KCL, também participou dos debates. Ele observou, ao contextualizar os temas para a situação brasileira, que embora o país não esteja no foco das ações terroristas, precisa trabalhar essa questão, no que tange ao aprimoramento da mentalidade de segurança.
   O colóquio teve como moderador o Capitão de Mar e Guerra (RM1) William Moreira, Professor Doutor da EGN, e foi voltado para os alunos de graduação e pós-graduação, outros membros da comunidade acadêmica, militares e civis interessados no tema.

Os participantes debateram ameaças contemporâneas, como o terrorismo e os instrumentos de combate.