Simpósio na Escola de Guerra Naval abordou “As Políticas Nacionais Relacionadas ao Mar”

   No dia 29 de março, o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN), promoveu o Simpósio “Reflexões sobre as PolíticasNacionais Relacionadas ao Mar”, que teve como base o estudo elaborado pela Fundação do Estudo do Mar (FEMAR), encomendado pela EGN. Na abertura do simpósio, o Contra-Almirante (RM1) Marcos Lourenço de Almeida, coordenador da pesquisa, palestrou sobre “O Brasil e a Economia Azul”, destacando a importância de identificar as deficiências nas políticas em vigor e também a necessidade de discutir com a sociedade essas questões, de modo a ampliar a consciência marítima em vários aspectos, entre eles o socioeconômico.
   O simpósio, realizado no Auditório Tamandaré na EGN, contou com a participação do Professor Doutor Luiz Carlos Thadeu Delorme Prado e da Professora Doutora Maria Teresa Leopardi Mello (ambos do PPED/Instituto de Economia da UFRJ), que abordaram o tema “Uma Política Pública do Brasil para o Mar”, apresentando sugestões sobre como formular uma “política pública consistente”. Na sequência, o Professor Doutor João Felipe Rammelt Sauerbronn (UNIGRANRIO) e a Professora Flavia Cupolillo Yamagata (FACHA) discorreram sobre o emprego da Comunicação Social como ferramenta para ampliar a “conscientização da sociedade em relação ao papel do Mar no desenvolvimento sustentável”.
   Estiveram presentes alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Defesa e Relações Internacionais de universidades do Rio de Janeiro, representantes da comunidade marítima e alunos
dos cursos de Altos Estudos Militares.

O Contra-Almirante (RM1) Marcos Lourenço de Almeida destacou a importância de discutir o
tema com a sociedade