O Seminário “Geopolítica do Petróleo” reuniu especialistas na Escola de Guerra Naval

   No dia 25 de março, foi realizado o “Seminário Geopolítica do Petróleo”, no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval (EGN). O evento contou com as participações do Engenheiro Elie Abadie, da Universidade da Petrobras, e da Professora Doutora Fernanda Delgado,Coordenadora de Pesquisa da FGV Energia e Colaboradora do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), que apresentaram e debateram a conjuntura, os desafios atuais e asperspectivas para a indústria do petróleo no Brasil e no mundo.
O engenheiro Abadie, ao abordar a situação e tendência internacional do refino do produto e os principais fluxos mundiais do petróleo, ressaltou a importância dos oceanos, uma vez que a maior parte da comercialização do produto depende do transporte marítimo. A Professora Fernanda Delgado destacou que o petróleo e o gás ainda são as mais importantes fontes de energia, a despeito do crescimento de fontes alternativas, constituindo-se em um fator de cobiça e, portanto, de possíveis crises e conflitos geopolíticos. As apresentações foram seguidas de sessões de debates.
O Seminário teve como público-alvo os oficiais-alunos dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), instrutores, professores e alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da EGN.

A Professora Fernanda Delgado e o Engenheiro Elie Abadie participaram de uma sessão de debates.