O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha promoveu o Simpósio “India em Perspectivas”

   O Embaixador Ashok Das destacou os aspectos que tornam o Brasil e a Índia importantes “parceiros para a paz e estabilidade no mundo”. O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN), em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), promoveram, o Simpósio Internacional “India em Perspectivas”, em 24 de outubro, na EGN. O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, realizou a abertura do evento, quando destacou a conectividade estratégica do Atlântico Sul com o Oceano Índico, área de intenso tráfego marítimo, e as operações IBSAMAR (exercícios navais que reúnem Índia, Brasil e África do Sul). Na sequência, o Embaixador da Índia, Ashok Das, observou as similaridades entre os dois países, como a dimensão territorial e a participação em diversos organismos internacionais, o que os torna importantes “parceiros para a paz e estabilidade no mundo”. Ressaltou a cooperação entre Brasil e Índia, e as possibilidades de sua ampliação em vários campos, entre eles o de Defesa.
   O simpósio contou com a participação dos Professores Doutores Laxman Behera (Institute for Defence Studies and Analyses, em Nova Deli); Harsh Pant (King ́s College of London); Marcos Troyjo (diretor do Centro de Estudos e Pesquisa sobre o BRICS da Universidade de Columbia, EUA); e do Coronel (Força Aérea) Mansij Lal, Adido de Defesa da Índia.
   Eles abordaram os seguintes temas respectivamente: “Desafios da Indústria de Defesa da Índia”; “Política Externa da Índia: oportunidades para cooperação brasileira”; “Índia e os BRICS”; e “Marinha daÍndia e as Estratégias para Segurança Marítima”.
   Em complemento à programação do simpósio, realizou-se um minicurso sobre a “Base Industrial de Defesa,” ministrado pelo professor Laxman Behera, e um colóquio que abordou o tema “Índia hoje e perspectivas para amanhã”, do qual também participaram o Embaixador da Índia, o Adido de Defesa e os professores Laxman Behera e Harsh Pant. Os eventos tiveram como público-alvo alunos de pós-graduação, membros da comunidade acadêmica, militares interessados em temas sobre BRICS, Relações Internacionais e Base Industrial de Defesa.














Também foi realizado colóquio que abordou o tema “Índia hoje e perspectivas para amanhã