SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO

image


Criação do Grupo de Estudos de Estratégia Naval da EGN (GENE)



Foi criado, no corrente mês, o Grupo de Estudos de Estratégia Naval da EGN (GENE), cujo objeto de pesquisa aborda questões estratégicas ligadas à Defesa Nacional e à Segurança Internacional por seu viés naval. Como objetivo principal, procura compreender, discutir e analisar as relações de poder entre atores estatais e não estatais pelo uso ou possibilidade de uso da força nos espaços marítimos.

O GENE está dividido, inicialmente, em quatro grandes Áreas Temáticas: a) AT 1 – Novas Estratégias Marítimas para o Atlântico Sul; b) AT 2 - Teoria da Estratégia Naval na Contemporaneidade; c) AT 3 - Guerra Híbrida; e d) AT 4 – Solução de Problemas Complexos Não Estruturados Baseados em Design.

Sob a coordenação geral do Superintendente de Ensino, o GENE, além de pesquisadores internos, está aberto a colaboradores de outras OM, Instituições, Centros e Grupos ligados ao objeto de pesquisa.

Busca-se uma pluralidade de formações e experiências de colaboradores, civis e militares, que proporcionarão análises estratégicas amplas em trabalhos quadrimestrais, colaborando, de forma intensa, para o fomento da mentalidade marítima do País.

Os interessados em participar deverão enviar e-mail ao CF Emílio: emilio@marinha.mil.br, até 30AGO2022, contendo curriculum vitae ou currículo Lattes, bem como as AT de interesse por prioridade.