MARINHA DO BRASIL RECEBE HOMENAGEM ALUSIVA À CRIAÇÃO DO CENTRO DE AVIAÇÃO NAVAL EM FLORIANÓPOLIS

No dia 09 de maio, a Marinha do Brasil (MB) recebeu homenagem da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), por ocasião do 95º aniversário de criação do Centro de Aviação Naval de Florianópolis.

Na cerimônia, a MB esteve representada pelo Capitão dos Portos de Santa Catarina (CPSC), Capitão de Mar e Guerra Emerson Gaio Roberto, pelo Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), Capitão de Fragata William dos Santos Madela, demais oficiais e um efetivo de 32 militares da guarnição da EAMSC.

 

O Centro de Aviação Naval de Florianópolis foi concebido após elaboração de um projeto cujo objetivo era a organização aérea do litoral brasileiro. Escolhido o local, foram iniciadas as obras, onde atualmente se encontra a Base Aérea de Florianópolis. Em 10 de maio de 1923, o Ministro dos Negócios da Marinha criou o Núcleo de Aviação Naval de Santa Catarina, nomeando o Capitão de Fragata Luiz Pereira Pinto Galvão como primeiro Comandante desse Centro.

 

Os Oficiais da MB foram recebidos pelo Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, em sua residência, para uma celebração religiosa em ação de graças pela data comemorada. Em seguida, teve início a cerimônia militar no Hangar de Administração, com a participação da MB e de diversas divisões que compõe a Força Aérea Brasileira em Florianópolis.

Após a cerimônia, os militares da CPSC e EAMSC foram recebidos pela Tripulação da Base Aérea de Florianópolis para um almoço de confraternização nos respectivos refeitórios.