EAMSC PROMOVE "UM DIA DE MARINHEIRO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA"

Notícia em Destaque

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) promoveu uma Semana de Conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Em 17 de setembro, foi realizada uma palestra para o Corpo de Alunos sobre o tema "Dançando com as Diferenças", seguida de uma aula prática de zumba no Ginásio de Esportes, ministrada pela Sra. Nadhini Vieira, professora de zumba com síndrome de Down.

Em 18 de setembro, foi realizada palestra para tripulação sobre o tema "O Autismo por um Autista", proferida pelo Sr. Rodrigo Tramonte, que contou sua experiência pessoal e profissional, a partir da visão de um autista, destacando o fato de ser sua primeira palestra apresentada às Forças Armadas. Em seguida, a Sra. Catarina Saad Henriques compartilhou a experiência de vida como irmã de um autista. Ambos enfatizaram a importância da tolerância e do respeito às diferenças.

Em 19 de setembro, foi realizada a Ação Social "Um Dia de Marinheiro para Pessoas com Deficiência", com a participação de cerca de 250 pessoas, incluindo usuários e familiares do Programa de Atendimento Especial (PAE) da DASM, além de crianças, jovens e adultos de diversas instituições da Sociedade Civil de Florianópolis, tais como, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Grupo de Inclusão do Serviço Social da Indústria (SESI); Associação de Amigos do Autista (AMA); Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência (APABB); e Associação Amigos Down.

Durante o evento, foram realizadas as seguintes atividades: oficina de apito; oficina de nós de marinheiro; oficina de Ciências na Experimentoteca; demonstração de transferência de carga leve no navio de pedra; atividade ecumênica na Capela; visitas guiadas ao Corredor de Navio e à Praça de Canhões; passeio de bote; demonstração de atividades marinheiras na balsa; cabo de guerra; atividades esportivas e brincadeiras no Ginásio de Esportes; Cerimonial à Bandeira; desfile militar do Corpo de Alunos (CAl); e confraternização no Refeitório do CAl.

O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Assistência Social da EAMSC e com o Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB) do Núcleo Florianópolis, envolveu a tripulação, o Corpo de Alunos e o Núcleo de Formação de Reservistas Navais, sendo uma excelente oportunidade de proporcionar momentos de lazer e inclusão para todos os participantes.