PELOTÃO DA EAMSC REALIZA VISITA AO PELOTÃO PÉGASUS

 

No dia 26 de julho, o 3º pelotão da turma KILO da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) visitou ao Pelotão Pégasus, de propriedade do Sr. Telmo Fortes. Esta visita foi uma das premiações atribuídas ao pelotão por ocasião da sua escolha como Pelotão “Marcílio Dias” do mês de junho de 2018.

 

O Pelotão Pégasus é um pequeno clube particular que teve sua fundação em 2007. O referido pelotão faz parte da Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis. Trata-se de uma associação de natureza cultural, sem fins lucrativos, dedicada à preservação da memória da motomecanização militar brasileira.

 

Acompanhados das professoras de História Naval, Gabriela Carames Beskow, e de Língua Portuguesa, Sabrina Alvernaz, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o rico acervo do museu Anspeçada João Mendes Fraga. Dentre as peças expostas, destaca-se a coleção de uniformes militares que demonstra a evolução desta categoria ao longo da história, além dos vários veículos militares mantidos no local.

 

Os aprendizes-marinheiros tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o desembarque aliado no território paraguaio em Passo da Pátria, durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. O tema é uma especialidade do Sr. Telmo Fortes, que além de escrever uma obra sobre o assunto, construiu uma maquete que retrata este importante evento da nossa história militar. Para coroar o evento, esta belíssima peça foi doada para a EAMSC, onde contribuirá para abrilhantar a formação dos futuros marinheiros.