Em 01 de dezembro de 2023, sete Guardas-Marinhas da Reserva de 2ª Classe da Marinha, da Turma II/2023, realizaram o Juramento à Bandeira na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC).
Os formandos concluíram o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) visando a formação militar-naval básica para Prestação do Serviço Militar Obrigatório (SMO). A cerimônia, presidida pelo Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra RODRIGO DE ARAUJO CID SANTA RITA e pelo Comandante da Escola, Capitão de Fragata, ALAN DE FREITAS, contou com a presença da tripulação e de familiares e amigos dos formandos.
Os militares foram designados para servir na Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), na EAMSC e na Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul (DelSFSul).