Em 23 de maio de 2024, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), participou da celebração dos 489 anos de Colonização do solo Espírito-santense. O feriado marca a data em que os portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na Prainha, em Vila Velha (ES).
O desfile cívico-militar contou com a presença do Governador do estado do Espírito Santo, Sr. Renato Casagrande, do Prefeito de Vila Velha, Sr. Arnaldinho Borgo, além de outras autoridades civis e militares. Este ano, o destacamento da EAMES foi composto por 200 militares, dos quais 157 Aprendizes-Marinheiros da Turma QUEBEC/2024 e 400 Alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) também esteve presente, desfilando com duas embarcações rebocadas por viaturas.
Ressalta-se a importância do desfile cívico-militar na formação militar naval, na motivação dos futuros Marinheiros da Marinha do Brasil e na manutenção da tradição militar, disciplina e hierarquia, além de servir como oportunidade de civismo e fortalecimento dos laços junto à sociedade capixaba.