Departamento de Saúde

Composto por Divisões Medicina
Odontologia
Laboratório e
Farmácia
, Junta Regular de Saúde e Gestoria FUSMA. O departamento coordena e controla os diversos serviços Médicos
Odontológicos
Farmacêuticos e
Laboratoriais
prestados aos militares e demais beneficiários do SSM Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 6.500 usuários do FUSMA O Fundo de Saúde da Marinha na área do Espírito Santo. 

Continue a leitura nessa página e sane suas dúvidas antes de ligar (27) 3041-5448.

Prezados beneficiários do Serviço de Saúde da Marinha, os atendimentos Emergência/Urgência via Marinha são efetuados nos Hospitais: Rede Meridional Cariacica, Santa Mônica, Evangêlico de Vila Velha e Vitória Apart. Não existe convênio com Hospital Vila Velha.

Os atendimentos em OSEs ocorre mediante a indicação e encaminhamento.
Retomada Atendimentos Presenciais: Atenção quanto as medidas de prevenção.

A GUIApedido de autorização, emissão e apresentação de GUIA em local conveniado de atendimento eletivo que são agendados com antecedência mediante a autorização prévia por GUIA são solicitados digitalmente: Por e-mail
Laboratório:
eames.laboratorio@marinha.mil.br
Guias de atendimento em OSE:
eames.gap@marinha.mil.br
ou WhatsApp
Laboratório (27) 3041-5443
GAP: (27) 3041-5435

(1) Escolha o local/OSE: Clínica conveniada: Conforme Catálogo Médico/ClínicasAcessível para todos:
Nome da Clínica
Especialidades Atendidas
Exames realizados
Endereço e rotas do GPS
Telefones
;

(2) Informe seu: Nome Completo, telefone, NIP e o Nome da Clínica;
(3) Anexar foto do encaminhamento/solicitação médica.

 

Diante da recente Pandêmia, leia aqui agora e tire suas dúvidas:

******************** ATENÇÃO!! ********************
------>>>>>> Marcação Online de Consultas // SOLICITAÇÃO DE GUIAS<<<<<<------

1. Os procedimentos adotados pela divisão de medicina conforme abaixo:

2. Informações sobre Coronavírus, Clique Aqui.

MARÇO 2020 Consultas Eletivas 
A - Ortopedia: Atendimentos momentaneamente suspensos

B - Nutrição e Odontologia: Atendimentos momentaneamente suspensos

C - Clínica Médica e Fisioterapia: Atendimentos momentaneamente suspensos

Procedimento a ser adotado, após retorno das atividades habituais: Marcar consulta somente por telefone ou e-mail conforme aqui descrito.
SOLICITAÇÃO DE GUIAS POR E-MAIL
Solicitação de guias por e-mail a partir de 12/02/2020, conforme orientado aqui. 
 
Confira os detalhes abaixo:

Senhores Usuários,

 

A partir de março para solicitar emissão de Guias opte fazer por meio digital, via e-mail. Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado", próximo ao portão principal de acesso a EAMES. Fique atento pois algumas Organizações de Saúde extra-MB diminuiram ou interromperam os atendimentos.

 

A partir de 12 de fevereiro 2020 serão feitas todas as solicitações de Guias por meio digital - e-mail (exceto Fisioterapia e Odontologia).

Como solicitar emissão de Guia de Atendimento para GAP ?

 

Instruções: 

 

 

  • Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo: utilize o Catálogo de OSEs;

  • Enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br ou WhatsApp (27) 3041-5435

  • Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>

    • Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);

    • Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);

    • Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;

      • Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.

      • Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;

 

Orientações gerais:

 

  • Prazo de resposta extendido para 4 dias úteis, em decorrência ao apoio externo da força de trabalho com a campanha de vacinação contra COVID-19 em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha;

  • Prazo de até 15 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 300,00;

    • Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.

  • Validade das Guias: 90 dias;

    • A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:

      • Residir na área de abrangência da EAMES e;

      • Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);

  • As especialidades de: Oftalmologia, Pediatria e Ginecologia não necessitam de encaminhamento médico;

  • As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no Posto Avançado, das 7 às 11h, pelo titular/dependente, em até 96 horas (sem necessidade de senha para atendimento);

  • Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;

Como utilizar autorização do serviço? (GUIA eletrônica)

Os beneficiários que residem nas cidades:

  • Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Guarapari, Fundão (Região Metropolitana)
  • Domingos Martins, Marechal Floriano (Sudoeste Serrana)
  • Santa Leopoldina (Central Serrana)
  • Ibiraçu, João Neiva, Aracruz (Rio Doce)
  • Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma (Litoral Sul, exceto: Rio Novo do Sul)
  • Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá (Central Serrana)

Receberão notificação (SMS ou e-mail) para buscar presencialmente no Posto Avançado da EAMES. Ou seja, deverá ir buscar Guia de Autorização na EAMES, conforme notificação recebida.

Como marcar consulta Presencial?

• A partir do dia 27 de Julho de 2021, retornaremos o agendamento para retomada do atendimento presencial no Departamento de Saúde;

• Todos os atendimentos deverão ser agendados previamente, fim evitar aglomeração e contaminação pela COVID-19;

• Em caso de sintomas de resfriado (tosse, coriza, febre), dirija-se ao Pronto Atendimento de um dos hospitais credenciados e reagende sua consulta conosco (27) 3041-5434;

• Serão disponibilizadas consultas: médicas (Clínica Médica, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia, Mastologia e Cirurgia Geral), odontológicas e com nutricionista;

• Serão disponibilizados exames de imagem: Rx e Ultrassonografia;

• O agendamento das consultas e exames de imagem será realizado exclusivamente por telefone: (27) 3041-5434, nos horários de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados e licença pagamento); Não haverá agendamento presencial.

 

Como solicitar emissão de Guia de laboratório?

Instruções: O agendamento dos exames laboratoriais e a retirada de medicamentos no SeDiMe continuará sendo realizado via eletrônico.
  • Enviar um e-mail com o assunto “solicitação de guias“ para: eames.laboratorio@marinha.mil.br ou WhatsApp (27) 3041-5443.
  • Anexar documentos: Imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive preventivos e biópsias) com carimbo médico.
  • Imagem da identidade militar nítida, dentro da validade frente e verso ou Declaração de Dependente assinada e na validade.
  • Clínica conveniada: Laboratório São Marcos
  • Prazo de 96 horas úteis para resposta.
  • Para procedimentos de alto custo, acima de 300,00, prazo de 15 dias úteis para análise da DSM.
OBS: As guias podem ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no portal Alfa da EAMES de segunda a sexta, das 7h às 11h.

Como solicitar autorização procedimentos cirurgicos eletivos?

Procedimentos Cirurgicos Eletivos (agendados) são categorizados por grau de complexidade:
Média e Alta.

Solicitação de Procedimentos Hospitalares - Instruções:

  • Enviar um e-mail com o assunto “solicitação de procedimento“ para: eames.procedimentos@marinha.mil.br, informar nome completo e telefone de contato
  • Entregar cópia de documentos: Pedido médico dos procedimentos indicados, deverá conter: -Carimbo médico; -CID X; -Códigos CBHPM dos procedimentos;
  • Todos os exames feitos anteriormente que subsidiaram a indicação de cirurgia: -Laudos de exames; -Imagens de exames; -CD's; -Fotos (caso cirurgia plástica, ex: nas pálpebras (blefaroplastia) anexar: 3 fotografias da face nas incidências: frente, oblíquo e perfil)
  • Cópia da identidade do militar nítida, na validade, ambos os lados do documento ou Declaração de Dependente assinada e na validade.
  • OSE conveniada em que cirurgião realiza cirurgias. Caso o paciente possua necessidades especiais (cunho social ou de saúde) que inviabilize ida ao Rio de Janeiro, laudo médico ou da assistência social deverá ser anexado.
  • Prazo de 96 horas úteis para resposta de confirmação do recebimento da solicitação e quanto a completude da solicitação.
  • Todas as solicitações passam por um trâmite necessário e previsto, e poderá ter a autorização concedida após parecer técnico e da diretoria naval.
OBS: Quando for autorizado, faremos contato telefônico para buscar Guia no portal Alfa da EAMES de segunda a sexta, das 7h às 11h.
Caso dúvidas ligue para: 3041-5447

 

Como recebo minhas medicações (SeDiMe)?

Visando manter a capacidade de atendimento do SeDiMe, mesmo que diante das limitações impostas pela Pandemia do COVID-19, algumas alterações serão necessárias, a saber:

  • O pedido de atendimento ao usuário do SSM será realizado através de e-mail;
  • Os usuários deverão enviar cópias digitais da:
    • Identidade militar válida;
    • Receita médica atualizada; e
    • Dados para contato: e-mail e telefone
    • Usuários idosos, gestantes e transplantados poderão nomear um representante para o recebimento do medicamento, evitando assim, a exposição.

E-mail com assunto "medicações" deverá ser enviado para: eames.laboratorio@marinha.mil.br

As medicações serão dispensadas conforme disponibilidade de estoque. Será realizado contato prévio informando prazo para entrega da medicação no posto avançado situado no Portão Alfa dessa OM. O prazo para entrega da medicação será de 2 dias a partir do recebimento da resposta por e-mail, por exemplo: O usuário recebeu a resposta na segunda-feira, poderá retirar sua medicação até quarta-feira pela manhã (entre 8 e 10h). Após esse período, caso as medicações não sejam retiradas as vendas serão canceladas.

Emergência Odontológica?

Em caso de Urgência Odontologica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar:

Emergência Médica?

Em caso de Urgência ou Emergência, dirija-se para um hospital mais próximo.

  • Hospital Vitória Apart     -   Serra  
  • Hospital Santa Mônica     -   Vila Velha  
  • Hospitais da Rede Meridional       -   Vila Velha, Cariacica, Vitória    
  • Hospital Evangêlico           -    Vila Velha