Departamento de Saúde

Composto por Divisões Medicina
Odontologia
Laboratório e
Farmácia
, Junta Regular de Saúde e Gestoria FUSMA. O departamento coordena e controla os diversos serviços Médicos
Odontológicos
Farmacêuticos e
Laboratoriais
prestados aos militares e demais beneficiários do SSM Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 6.500 usuários do FUSMA O Fundo de Saúde da Marinha na área do Espírito Santo. 

Continue a leitura nessa página e sane suas dúvidas antes de ligar (27) 3041-5434.

Prezados beneficiários do Serviço de Saúde da Marinha, os atendimentos Emergência/Urgência via Marinha são efetuados no: Hospital Santa Mônica, Hospital Vitória Apart ou Hospital Evangêlico. Não existe convênio com Hospital Vila Velha.

Há também, atendimentos em OSEs, mediante avaliação para encaminhamento.
Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado".

A permissão emissão e apresentação de GUIA de atendimentos eletivos que são agendados com antecedência mediante a autorização prévia por GUIA são solicitados digitalmente: Por e-mail
Laboratório: eames.laboratorio@marinha.mil.br
Guias de atendimento em OSE: eames.gap@marinha.mil.br
ou WhatsApp
Laboratório (27) 3041-5443
GAP: (27) 3041-5435

(1) Escolha a OSE: Clínica conveniada: Vide Catálogo MédicoAcessível para todos:
Nome da Clínica
Especialidades Atendidas
Exames realizados
Endereço e rotas do GPS
Telefones
;

(2) Informe seu Nome Completo, NIP e o Nome da Clínica;
(3) Anexar foto do encaminhamento/solicitação médica.

 

Diante da recente Pandêmia, solicite sem sair de casa:

******************** ATENÇÃO!! ********************
------>>>>>> Marcação Online de Consultas // SOLICITAÇÃO DE GUIAS<<<<<<------

1. Os procedimentos adotados pela divisão de medicina conforme abaixo:

2. Informações sobre Coronavírus, Clique Aqui.

MARÇO 2020 Consultas Eletivas 
A - Ortopedia: Atendimentos momentaneamente suspensos

B - Nutrição e Odontologia: Atendimentos momentaneamente suspensos

C - Clínica Médica e Fisioterapia: Atendimentos momentaneamente suspensos

Procedimento a ser adotado, após retorno das atividades habituais: Marcar consulta somente por telefone ou e-mail conforme aqui descrito.
SOLICITAÇÃO DE GUIAS POR E-MAIL
Solicitação de guias por e-mail a partir de 12/02/2020, conforme orientado aqui. 
 
Confira os detalhes abaixo:

Senhores Usuários,

 

A partir de março para solicitar emissão de Guias opte fazer por meio digital, via e-mail. Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado", próximo ao portão principal de acesso a EAMES. Fique atento pois algumas Organizações de Saúde extra-MB diminuiram ou interromperam os atendimentos.

 

A partir de 12 de fevereiro 2020 serão feitas todas as solicitações de Guias por meio digital - e-mail (exceto Fisioterapia e Odontologia).

Como solicitar emissão de Guia de Atendimento para GAP ?

 

Instruções: 

 

 

  • Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo;

  • Enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br;

  • Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>

    • Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);

    • Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);

    • Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;

      • Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.

      • Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;

 

Orientações gerais:

 

  • Prazo de 3 dias úteis para resposta;

  • Prazo de até 15 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 300,00;

    • Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.

  • Validade das Guias: 90 dias;

    • A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:

      • Residir na área de abrangência da EAMES e;

      • Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);

  • As especialidades de: Pediatria e Ginecologia não necessitam de encaminhamento médico;

  • As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no Posto Avançado, das 7 às 11h, pelo titular/dependente, em até 72 horas (sem necessidade de senha para atendimento);

  • Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;

Como marcar consulta via e-mail?

Marcação de consultas presenciais na EAMES está SUSPENSA, opte por atendimento digital:

  • Enviar um e-mail com o assunto “marcar consulta“ para: eames.agenda@marinha.mil.br
  • Informar no e-mail tipo de consulta (Clínica Médica, Ortopedia, Nutrucionista ou Fisioterapia) nome completo, NIP, idade e dia preferido para atendimento.
  • Aguardar retorno/sobre a possibilidade de ser atendido no dia sugerido e horário marcado.

Como solicitar emissão de Guia de laboratório?

Instruções:
  • Enviar um e-mail com o assunto “solicitação de guias“ para: eames.laboratorio@marinha.mil.br
  • Anexar documentos: Imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive preventivos e biópsias) com carimbo médico.
  • Imagem da identidade militar nítida, dentro da validade frente e verso ou Declaração de Dependente assinada e na validade.
  • Clínica conveniada: Laboratório São Marcos
  • Prazo de 72 horas úteis para resposta.
  • Para procedimentos de alto custo, acima de 300,00, prazo de 15 dias úteis para análise da DSM.
OBS: As guias podem ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no portal Alfa da EAMES de segunda a sexta, das 7h às 11h.

Como recebo minhas medicações (SeDiMe)?

Visando manter a capacidade de atendimento do SeDiMe, mesmo que diante das limitações impostas pela Pandemia do COVID-19, algumas alterações serão necessárias, a saber:

  • O pedido de atendimento ao usuário do SSM será realizado através de e-mail;
  • Os usuários deverão enviar cópias digitais da:
    • Identidade militar válida;
    • Receita médica atualizada; e
    • Dados para contato: e-mail e telefone
    • Usuários idosos, gestantes e transplantados poderão nomear um representante para o recebimento do medicamento, evitando assim, a exposição.

E-mail com assunto "medicações" deverá ser enviado para: eames.laboratorio@marinha.mil.br

As medicações serão dispensadas conforme disponibilidade de estoque. Será realizado contato prévio informando prazo para entrega da medicação no posto avançado situado no Portão Alfa dessa OM. O prazo para entrega da medicação será de 2 dias a partir do recebimento da resposta por e-mail, por exemplo: O usuário recebeu a resposta na segunda-feira, poderá retirar sua medicação até quarta-feira pela manhã (entre 8 e 10h). Após esse período, caso as medicações não sejam retiradas as vendas serão canceladas.

Emergência Odontológica?

Em caso de Urgência Odontologica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar:

Emergência Médica?

Em caso de Urgência ou Emergência, dirija-se para um hospital mais próximo.

  • Hospital Santa Mônica     -   Vila Velha  
  • Hospital Vitória Apart       -   Serra    
  • Hospital Evangêlico           -    Vila Velha

Nova Rotina

Atendimento dos usuários por meio de um Posto Avançado: Localizado próximo ao portão Alfa para facilitar manejo (entrega/emissão) de Guias médicas/odontológicas/fisioterapia e para Laboratório de Análises Clínicas.
Marcação de consulta: atendimento local ao público encontra-se suspensa em razão de atividades no apoio ao combate e controle do Coronavírus.
Coleta de exames: todos os usuários serão direcionados para os laboratórios conveniados, as coletas a bordo estarão suspensas.
Consultas ambulatoriais: atividades de rotina local temporariamente revogada. Em caso de consultas eletivas, solicite sua Guia de atendimento médico por e-mail ou em caso de emergência/urgência dirija-se diretamente para um dos hospitais credenciado.  
 
Orientações: Solicitamos que os usuários que estiverem apresentando sinais ou sintomas compatíveis com resfriado/gripe grave (ex.: dificuldade respiratória, falta de ar, febre alta, dispneia) dirijam-se aos hospitais conveniados, pois possuem estrutura e condições para antedimento.
Dúvidas ou assuntos não abordados neste comunicado deverão ser enviadas para os e-mails citados acima.
 
Dispensa Médica/ Homologação de atestados: Os Atestados dos Militares da ativa concedidos em OSE conveniadas, devido a quadro gripal, com CID compatível, deverão ser homologados presencialmente, preferencialmente pela manhã, de 7 ‪às 11:30h‬ , inclusive nos dias de rotina de domingo. Atestados que não se referem a quadro gripal, caso o militar não esteja de serviço em dias de rotina de domingo, poderá ser homologado de segunda à sexta, no mesmo horário.  
 
Militar que realizou viagem nos últimos 14 dias, deverá fazer contato com seu encarregado antes de retornar para bordo. Os encarregados, deverão fazer contato com o Departamento de Saúde para sanar as dúvidas que possam surgir e receber as orientações devidas. 
 
 

Trabalhamos para facilitar e otimizar a vida dos usuários.