Departamento de Saúde

Composto por Quatro Divisões Medicina
Odontologia
Laboratório e
Farmácia
, Junta Regular de Saúde e Setor de Regulação. O departamento coordena e controla os diversos serviços Médicos
Odontológicos
Farmacêuticos e
Laboratoriais
prestados aos militares e demais beneficiários do SSM Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 6.000 usuários do FUSMA O Fundo de Saúde da Marinha na área do Espírito Santo. 

Continue a leitura nessa página e sane suas dúvidas antes de ligar (27) 3041-5448.

Prezados beneficiários do Serviço de Saúde da Marinha, os atendimentos Emergência/Urgência via Marinha são efetuados nos Hospitais: Rede Meridional (Cariacica, Vitória, Praia da Costa e Serra), Santa Mônica, Evangélico de Vila Velha e Vitória Apart. Não existe convênio com Hospital Vila Velha.

Os atendimentos em OSEs ocorrem mediante a indicação e encaminhamento.

As GUIASpedido de autorização, emissão e apresentação de GUIA em local conveniado de atendimentos eletivos que são agendados com antecedência mediante a autorização prévia por GUIA são solicitadas presencialmente (8h-12h no GAP), ou digitalmente (via e-mail): Qualquer horário por e-mail
Guias Laboratório:
eames.laboratorio@marinha.mil.br
Guias de atendimento em Clínica (OSE):
eames.gap@marinha.mil.br
Laboratório (27) 3041-5443
GAP: (27) 3041-5435

(1) Escolha o local/OSE: Clínica conveniada: Conforme Catálogo Médico/ClínicasAcessível para todos:
Nome da Clínica
Especialidades Atendidas
Exames realizados
Endereço e rotas do GPS
Telefones
;

(2) Informe seu: Nome Completo, telefone, NIP e o Nome da Clínica;
(3) Anexar foto do encaminhamento/solicitação médica.

 

******************** ATENÇÃO!! ********************
------>>>>>> Marcação Online de Consultas // SOLICITAÇÃO DE GUIAS<<<<<<------

1. Os procedimentos adotados pela divisão de medicina conforme abaixo:

2. Informações sobre Coronavírus, Clique Aqui.

MARÇO 2020 Consultas Eletivas 
A - Ortopedia: Atendimentos momentaneamente suspensos

B - Nutrição e Odontologia: Atendimentos momentaneamente suspensos

C - Clínica Médica e Fisioterapia: Atendimentos momentaneamente suspensos

Procedimento a ser adotado, após retorno das atividades habituais: Marcar consulta somente por telefone ou e-mail conforme aqui descrito.
SOLICITAÇÃO DE GUIAS POR E-MAIL
Solicitação de guias por e-mail a partir de 12/02/2020, conforme orientado aqui. 
 
Confira os detalhes abaixo:

Senhores Usuários,

 

A partir de março para solicitar emissão de Guias opte fazer por meio digital, via e-mail. Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado", próximo ao portão principal de acesso a EAMES. Fique atento pois algumas Organizações de Saúde extra-MB diminuiram ou interromperam os atendimentos.

 

A partir de 12 de fevereiro 2020 serão feitas todas as solicitações de Guias por meio digital - e-mail (exceto Fisioterapia e Odontologia).

Como solicitar emissão de Guia de Atendimento para GAP ?

 

Instruções: 

 

 

  • Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo: utilize o Catálogo de OSEs;

  • As guias podem ser solicitadas presencialmente OU via e-mail (eames.gap@marinha.mil.br). O GAP funciona para atendimento ao público no horário de 8h até 12h em dia de rotina normal. O GAP está localizado no primeiro prédio, ao lado do portão Alfa (entrada principal). (27) 3041-5435

  • Clique no botão superior do catálogo: "Solicitar Minha Guia". Visualize o modelo para enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br ou ligue (27) 3041-5435

  • Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>

    • Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);

    • Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);

    • Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;

      • Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.

      • Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;

 

Orientações gerais:

 

  • Prazo de resposta extendido para 3 dias úteis;

  • Prazo de até 15 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 300,00;

    • Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.

  • Validade das Guias: 90 dias;

    • A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:

      • Residir na área de abrangência da EAMES e;

      • Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);

  • As especialidades de: Oftalmologia, Pediatria e Ginecologia Há atendimento ginecologico no Departamento da EAMES,
    Só haverá encaminhamento para OSE externa caso necessário (não houver horário vago).
    não necessitam de encaminhamento médico;

  • As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no GAP, das 8 às 12h, pelo titular/dependente, em até 96 horas (sem necessidade de senha para atendimento);

  • Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;

Como marcar consulta Presencial?

• Todos os atendimentos deverão ser agendados previamente

• O agendamento das consultas e exames de imagem será realizado exclusivamente por telefone: (27) 3041-5434, nos horários de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados e licença pagamento); Não haverá agendamento presencial.

• Consulta disponibilizadas: Médicas (Clínica Médica, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia, Mastologia e Cirurgia Geral), odontológicas, fisioterapia e com nutricionista;

• Exames de imagem: Raio X (RX) e Ultrassonografia (USG);

 

Como solicitar emissão de Guia de laboratório?

Instruções: Os exames serão feitos preferencialmente no Laboratório da EAMES. O agendamento será realizado de forma presencial ou por via eletrônica.
  • Presencial: ir diretamente na Divisão de Farmácia e Laboratório para realizar o agendamento de coleta no Departamento de Saúde da EAMES ou para agendamento nas Clínicas Credenciadas da Marinha, paciente deverá comparecer portando a identidade militar e o pedido médico;
  • Via Eletrônica: enviar um e-mail com assunto “Solicitação de Guias” para: eames.laboratorio@marinha.mil.br ; Anexando os seguintes documentos: 1) imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive os preventivos e biópsias) com o carimbo do médico, 2) imagem nítida da identidade militar dentro da validade ou declaração de dependente assinada e na validade;
  • Clínicas conveniadas:
    - Lap Lab (Vila Velha) Unidades:
    Praia da Costa e Glória

    - Laboratório São Marcos (Vila Velha) Unidades:
    Praia da Costa, Centro e Coqueiral de Itaparica

    - Laboratório Dettman (Serra: somente para entrega de preventivos e biópsias)

  • Prazo de 72 horas úteis para resposta (retirada de guia para biópsias ou agendamento de coleta na EAMES);e
  • Para procedimentos de alto custo, acima de R$600,00, prazo médio de 15 dias úteis para análise da DSM.
OBS:
  • - As guias de exames são retiradas no posto avançado GAP, situado na entrada Alfa da EAMES, de segunda a sexta, das 08:00h às 12:00h.
  • - As coletas são realizadas no Laboratório da EAMES de segunda a quinta, das 07:30h às 09:00h.

Como solicitar autorização de procedimentos cirurgicos ou com alto custo?

Procedimentos eletivos (agendados) podem ser Cirúrgicos ou de Alto Custo.
Eles são subcategorizados por grau de complexidade: Média e Alta Complexidade.

Solicitação de Procedimentos Hospitalares - Instruções:

  • Apresentar Cópia da identidade do militar nítida, na validade, ambos os lados do documento ou Declaração de Dependente assinada e na validade (6 meses), telefones e e-mail para contato.
  • Informar nome da OSE (Hospital/Clínica) credenciada na qual o cirurgião realizará a cirurgia em caso de futura autorização em OSE.
  • A solicitação de procedimento cirúrgico deverá ser entregue, presencialmente e deverá conter: * Laudo médico descritivo do quadro clínico do paciente e CID-10, *Códigos CBHPM de cada procedimento; *Carimbo médico; *Se houver necessidade de OPME (órtese, prótese ou material especial) deverá estar descrito; *Todos os exames complementares já realizados e que embasaram a indicação de cirurgia:
  • Exemplos de exames complementares:
    -Cirurgias oncológicas- Resultado de biópsias + Laudos de exames com as respectivas imagens (ex: ressonância, tomografias computadorizadas, ultrassonografias)
    -Cirurgias cardiológicas: traçado de eletrocardiograma, laudo c/ imagem de ecocardiograma ou cintilografia, receita médica atualizada dos medicamentos em uso;
    -Cirurgia ortopédica: laudo e imagens de Raio X, laudo c/imagens da Ressonância magnética,...
    Fotos da região afetada ao se tratar de cirurgia plástica reparadora ( Ex: cirurgia nas pálpebras= encaminhar fotos da face de frente (estilo 3x4), de perfil (lado direito e esquerdo) e oblíquo (Com olhos abertos e olhar para o horizonte, sem elevar o queixo.)
  • Caso o paciente possua necessidades especiais (cunho social ou de saúde) que inviabilize ida ao Rio de Janeiro, também deverá ser anexado ao processo o laudo médico ou parecer da assistência social. Por essa razão, ele deverá informar com antecedência sobre óbices;
  • Todas as solicitações de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade dependem da avaliação técnica do HNMD e/ou da autorização da Diretoria de Saúde. Todo o trâmite pode durar em média 20 dias úteis.
  • Tratamentos oncológicos serão tramitados com prioridade e em menor prazo;
  • Cirurgias bariátricas exigem um longo período de acompanhamento médico, nutricional e psicológico anterior ao procedimento. Caso tenha interesse, solicitar cópia das instruções ao setor ou consultar no site.
Atenção: Quando houver o parecer sobre a autorização, o setor fará contato telefônico e a Guia ficará disponível para a retirada no posto avançado da EAMES de segunda a sexta, das 8h às12h. Em caso de dúvidas ligue para: 3041-5447 (8h as 12:30h);
*Caso o setor não entre em contato dentro de 21 dias úteis, o paciente deverá realizar contato para certificar-se do andamento do pedido;

Como receber minhas medicações (SeDiMe)?

O atendimento do SeDiMe é presencial de segunda a sexta, das 09:00h às 12:00h e 13:00h às 15:00h. São necessários os seguintes documentos:

-Ver Lista de Medicações disponiveis no SeDiMe

  • Prescrição médica atualizada (no mínimo de 3 meses);
  • Identidade militar dentro da validade;

Emergência Odontológica?

Em caso de Urgência Odontologica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar:

Emergência Médica?

Em caso de Urgência ou Emergência, dirija-se para um hospital mais próximo.

  • Hospital Vitória Apart     -   Serra  
  • Hospital Santa Mônica     -   Vila Velha  
  • Hospitais da Rede Meridional       -   Vila Velha, Cariacica, Vitória e Serra    
  • Hospital Evangêlico           -    Vila Velha