Departamento de Saúde

Por meio das Divisões de Medicina, Odontologia, Laboratório e Farmácia, bem como da Junta Regular de Saúde e Gestão do FUSMA, coordena e controla os serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e laboratoriais prestados aos militares, seus dependentes e aos demais beneficiários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM), cerca de 7.000 usuários do FUSMA na área do Espírito Santo. São realizados, também, atendimentos em Organizações de Saúde Extra-Marinha (OSE), clínicas conveniadas, mediante criteriosa avaliação para encaminhamento. Atendimento telefônico, ligue: (27) 3041 5434.

 

Prezados usuários FUSMA do Serviço de Saúde da Marinha, informamos que o convênio com o Hospital Vila Velha está suspenso para atendimentos via Marinha. Informamos também a plena atividade no atendimento de emergência e urgência via convênio da Marinha com o Hospital Santa Mônica, Hospital Apart e Hospital Evangêlico de Vila Velha.

 

Devido as limitações impostas pela Pandemia do COVID-19, escolha:

 

******************** ATENÇÃO!! ********************
------>>>>>> Marcação Online de Consultas // SOLICITAÇÃO DE GUIAS<<<<<<------

1. Os procedimentos adotados pela divisão de medicina conforme abaixo:

2. Informações sobre Coronavírus, Clique Aqui.

MARÇO 2020 Consultas Eletivas 
A - Ortopedia: Atendimentos momentaneamente suspensos

B - Nutrição e Odontologia: Atendimentos momentaneamente suspensos

C - Clínica Médica e Fisioterapia: Atendimentos momentaneamente suspensos

Procedimento a ser adotado, após retorno das atividades habituais: Marcar consulta somente por telefone ou e-mail conforme aqui descrito.
SOLICITAÇÃO DE GUIAS POR E-MAIL
Solicitação de guias por e-mail a partir de 12/02/2020, conforme orientado aqui. 
 
Confira os detalhes abaixo:

 

 

 

Senhores Usuários,

 

A partir de março para solicitar emissão de Guias opte fazer por meio digital, via e-mail. Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado", próximo ao portão principal de acesso a EAMES. Fique atento pois algumas Organizações de Saúde extra-MB diminuiram ou interromperam os atendimentos.

 

A partir de 12 de fevereiro 2020 serão feitas todas as solicitações de Guias por meio digital - e-mail (exceto Fisioterapia e Odontologia).

 

Como solicitar pré emissão de guias para GAP (GRUPO DE ATENDIMENTO AO PACIENTE)?

 

Instruções: 

 

 

  • Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo;

  • Enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br;

  • Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>

    • Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);

    • Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);

    • Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;

      • Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.

      • Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;

 

Orientações gerais:

 

  • Prazo de 3 dias úteis para resposta;

  • Prazo de até 15 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 300,00;

    • Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.

  • Validade das Guias: 90 dias;

    • A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:

      • Residir na área de abrangência da EAMES e;

      • Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);

  • As especialidades de: Pediatria e Ginecologia não necessitam de encaminhamento médico;

  • As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no Posto Avançado, das 7 às 11h, pelo titular/dependente, em até 72 horas (sem necessidade de senha para atendimento);

  • Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;

 

 

Como marcar consulta via e-mail?

Marcação de consultas presenciais na EAMES está SUSPENSA, a sistemática após retorno será Digital:

  • Enviar um e-mail com o assunto “marcar consulta“ para: eames.agenda@marinha.mil.br
  • Informar no e-mail tipo de consulta (Clínica Médica, Ortopedia, Nutrucionista ou Fisioterapia) nome completo, NIP, idade e dia preferido para atendimento.
  • Aguardar retorno/sobre a possibilidade de ser atendido no dia sugerido e horário marcado.
 

Como solicitar emissão de Guia de laboratório?

Instruções:
  • Enviar um e-mail com o assunto “solicitação de guias“ para: eames.laboratorio@marinha.mil.br
  • Anexar documentos: Imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive preventivos e biópsias) com carimbo médico.
  • Imagem da identidade militar nítida, dentro da validade frente e verso ou Declaração de Dependente assinada e na validade.
  • Clínica conveniada: Laboratório São Marcos
  • Prazo de 72 horas úteis para resposta.
  • Para procedimentos de alto custo, acima de 300,00, prazo de 15 dias úteis para análise da DSM.
 
OBS: As guias podem ser retiradas no posto avançado de Saúde situado no portal Alfa da EAMES de segunda a sexta, das 7h às 11h.
 
 

Como recebo minhas medicações (SeDiMe)?

Visando manter a capacidade de atendimento do SeDiMe, mesmo que diante das limitações impostas pela Pandemia do COVID-19, algumas alterações serão necessárias, a saber:

  • O pedido de atendimento ao usuário do SSM será realizado através de e-mail;
  • Os usuários deverão enviar cópias digitais da:
    • Identidade militar válida;
    • Receita médica atualizada; e
    • Dados para contato: e-mail e telefone
    • Usuários idosos, gestantes e transplantados poderão nomear um representante para o recebimento do medicamento, evitando assim, a exposição.

E-mail com assunto "medicações" deverá ser enviado para: eames.laboratorio@marinha.mil.br

As medicações serão dispensadas conforme disponibilidade de estoque. Será realizado contato prévio informando prazo para entrega da medicação no posto avançado situado no Portão Alfa dessa OM. O prazo para entrega da medicação será de 2 dias a partir do recebimento da resposta por e-mail, por exemplo: O usuário recebeu a resposta na segunda-feira, poderá retirar sua medicação até quarta-feira pela manhã (entre 8 e 10h). Após esse período, caso as medicações não sejam retiradas as vendas serão canceladas.

 

Emergência Odontológica?

Em caso de Urgência Odontologica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar:

 

Mudanças na rotina:

Atendimento dos usuários por meio de um Posto Avançado: Localizado próximo ao portão Alfa para facilitar manejo (entrega/emissão) de Guias médicas/odontológicas/fisioterapia e para Laboratório de Análises Clínicas.
Marcação de consulta: atendimento local ao público encontra-se suspensa em razão de atividades no apoio ao combate e controle do Coronavírus.
Coleta de exames: todos os usuários serão direcionados para os laboratórios conveniados, as coletas a bordo estarão suspensas.
Consultas ambulatoriais: atividades de rotina local temporariamente revogada. Em caso de consultas eletivas, solicite sua Guia de atendimento médico por e-mail ou em caso de emergência/urgência dirija-se diretamente para um dos hospitais credenciado.  
 
Orientações: Solicitamos que os usuários que estiverem apresentando sinais ou sintomas compatíveis com resfriado/gripe grave (ex.: dificuldade respiratória, falta de ar, febre alta, dispneia) dirijam-se aos hospitais conveniados, pois possuem estrutura e condições para antedimento.
Dúvidas ou assuntos não abordados neste comunicado deverão ser enviadas para os e-mails citados acima.
 
Dispensa Médica/ Homologação de atestados: Os Atestados dos Militares da ativa concedidos em OSE conveniadas, devido a quadro gripal, com CID compatível, deverão ser homologados presencialmente, preferencialmente pela manhã, de 7 ‪às 11:30h‬ , inclusive nos dias de rotina de domingo. Atestados que não se referem a quadro gripal, caso o militar não esteja de serviço em dias de rotina de domingo, poderá ser homologado de segunda à sexta, no mesmo horário.  
 
Militar que realizou viagem nos últimos 14 dias, deverá fazer contato com seu encarregado antes de retornar para bordo. Os encarregados, deverão fazer contato com o Departamento de Saúde para sanar as dúvidas que possam surgir e receber as orientações devidas. 
 
 

Trabalhamos para facilitar e otimizar a vida dos usuários.