Departamento de Saúde

Composto por Três Divisões Medicina
Odontologia
Laboratório/Farmácia
, a Junta Regular de Saúde e Setor de Regulação. O departamento coordena e controla os diversos serviços Médicos
Odontológicos
Farmacêuticos e
Laboratoriais
prestados aos militares e demais beneficiários do SSM Sistema de Saúde da Marinha, promovendo saúde aos 6.000 usuários do FUSMA O Fundo de Saúde da Marinha na área do Espírito Santo. 

Continue a leitura nessa página e sane suas dúvidas antes de ligar (27) 3041-5448.

Prezados beneficiários do Serviço de Saúde da Marinha, os atendimentos Emergência/Urgência via Marinha são efetuados nos Hospitais: na Rede Meridional (Cariacica, Santa Úrsula/ Vitória, São Luiz, São Francisco), Vitória Apart e Evangélico, porém não há convênio com Santa Mônica, Praia da Costa ou Meridional Serra, pois estão SUSPENSOS. Não existe convênio com Hospital Vila Velha.

Os atendimentos em OSEs ocorrem mediante a indicação e encaminhamento.

As GUIASpedido de autorização, emissão e apresentação de GUIA em local conveniado de atendimentos eletivos que são agendados com antecedência mediante a autorização prévia por GUIA são solicitadas presencialmente (8h-12h no GAP), ou digitalmente (via e-mail): Qualquer horário por e-mail
Guias Laboratório:
eames.laboratorio@marinha.mil.br
Guias de atendimento em Clínica (OSE):
eames.gap@marinha.mil.br
Laboratório (27) 3041-5443
GAP: (27) 3041-5435

(1) Escolha o local/OSE: Clínica conveniada: Conforme Catálogo Médico/ClínicasAcessível para todos:
Nome da Clínica
Especialidades Atendidas
Exames realizados
Endereço e rotas do GPS
Telefones
;

(2) Informe seu: Nome Completo, telefone, NIP e o Nome da Clínica;
(3) Anexar foto do encaminhamento/solicitação médica.

 

******************** ATENÇÃO!! ********************
------>>>>>> Marcação Online de Consultas // SOLICITAÇÃO DE GUIAS<<<<<<------

1. Os procedimentos adotados pela divisão de medicina conforme abaixo:

2. Informações sobre Coronavírus, Clique Aqui.

MARÇO 2020 Consultas Eletivas 
A - Ortopedia: Atendimentos momentaneamente suspensos

B - Nutrição: Atendimentos momentaneamente suspensos

C - Clínica Médica e Fisioterapia: Atendimentos momentaneamente suspensos

Procedimento a ser adotado, após retorno das atividades habituais: Marcar consulta somente por telefone ou e-mail conforme aqui descrito.
SOLICITAÇÃO DE GUIAS POR E-MAIL
Solicitação de guias por e-mail a partir de 12/02/2020, conforme orientado aqui. 
 
Confira os detalhes abaixo:

Senhores Usuários,

 

A partir de março para solicitar emissão de Guias opte fazer por meio digital, via e-mail. Somente casos excepcionais serão atendidos presencialmente no Posto "Avançado", próximo ao portão principal de acesso a EAMES. Fique atento pois algumas Organizações de Saúde extra-MB diminuiram ou interromperam os atendimentos.

 

A partir de 12 de fevereiro 2020 serão feitas todas as solicitações de Guias por meio digital - e-mail (exceto Fisioterapia e Odontologia).

Como solicitar emissão de Guia de Atendimento para GAP ?

 

Instruções: 

 

 

  • Escolher o local conveniado onde deseja atendimento externo: utilize o Catálogo de OSEs;

  • As guias podem ser solicitadas presencialmente OU via e-mail (eames.gap@marinha.mil.br). O GAP funciona para atendimento ao público no horário de 8h até 12h em dia de rotina normal. O GAP está localizado no primeiro prédio, ao lado do portão Alfa (entrada principal). (27) 3041-5435

  • Clique no botão superior do catálogo: "Solicitar Minha Guia". Visualize o modelo para enviar um e-mail com assunto: "Solicitação de Guia" para: eames.gap@marinha.mil.br ou ligue (27) 3041-5435

  • Anexar documentos (fotos média qualidade, tamanho total até 1.5mb, escanear por foto o documento e fazer ajuste na imagem: cortar as bordas para nivelar a margem do documento, assista as instruções em vídeo: <https://www.marinha.mil.br/eames/node/295>

    • Folha do encaminhamento médico, que contenha: data, carimbo médico, assinatura e CID (Código Internacional de Doenças);

    • Identidade Militar do usuário (dentro da validade, frente e verso);

    • Ou Declaração de Dependente (DD) devidamente assinada;

      • Nos casos de alterações de dependente (inclusão/exclusão/reestabelecimento) é necessário enviar a DD eletronicamente.

      • Nos casos de recém nascidos: a certidão de nascimento em substituição à DD poderá ser utilizada por até 30 dias, quando enviada juntamente com a Identidade do militar;

 

Orientações gerais:

 

  • Prazo de resposta extendido para 3 dias úteis;

  • Prazo de até 10 dias úteis para a análise da DSM, em caso de procedimentos cujo valor ultrapasse R$ 600,00;

    • Para verificar o andamento da autorização envie um e-mail com o assunto: "autorização pendente", contendo o número de protocolo recebido.

  • Validade das Guias: 90 dias;

    • A Diretoria de Saúde da Marinha orienta que para acesso aos serviços eletivos (PROGRAMADOS/AGENDADOS), o usuário do FUSMA deverá:

      • Residir na área de abrangência da EAMES e;

      • Ter Guia Válida em mãos antes de realizar o serviço (exceto em situações de Urgência e Emergência);

  • As especialidades de: Oftalmologia, Pediatria e Ginecologia Há atendimento ginecologico no Departamento da EAMES,
    Prioritariamente as beneficiárias com demandas ginecológicas deverão ser avaliadas pelas ginecologista do departamento de saúde da EAMES, casos excepcionais poderão ser encaminhados para OSE mediante avaliação médica.

  • As Guias confeccionadas deverão ser retiradas no GAP, das 8 às 12h, pelo titular/dependente, em até 96 horas (sem necessidade de senha para atendimento);

  • Guias não utilizadas, deverão ser devolvidas para o devido cancelamento com justificativa junto à DSM;

Como marcar consulta Presencial?

• Todos os atendimentos deverão ser agendados previamente

• O agendamento das consultas e exames de imagem será realizado exclusivamente por telefone: (27) 3041-5434 ou presencialmente nos horários de 08 às 12h e de 13 às 15h, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados e licença pagamento);

• Consulta disponibilizadas: Médicas (Clínica Médica, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia, Mastologia e Cirurgia Geral), odontológicas e fisioterapia;

• Exames de imagem: Raio X (RX) e Ultrassonografia (USG);

 

Como solicitar emissão de Guia de laboratório?

Instruções: Os exames serão feitos preferencialmente no Laboratório da EAMES. O agendamento será realizado de forma presencial ou por via eletrônica.
  • Presencial: ir diretamente na Divisão de Farmácia e Laboratório para realizar o agendamento de coleta no Departamento de Saúde da EAMES ou para agendamento nas Clínicas Credenciadas da Marinha, paciente deverá comparecer portando a identidade militar e o pedido médico;
  • Via Eletrônica: enviar um e-mail com assunto “Solicitação de Guias” para: eames.laboratorio@marinha.mil.br ; Anexando os seguintes documentos: 1) imagem do pedido médico constando os exames solicitados (inclusive os preventivos e biópsias) com o carimbo do médico, 2) imagem nítida da identidade militar dentro da validade ou declaração de dependente assinada e na validade;
  • Clínicas conveniadas:
    - Lap Lab (Vila Velha) Unidades:
    Praia da Costa e Glória

    - Laboratório São Marcos (Vila Velha) Unidades:
    Praia da Costa, Centro e Coqueiral de Itaparica

    - Laboratório Dettman (Serra: somente para entrega de preventivos e biópsias)

  • Prazo de 72 horas úteis para resposta (retirada de guia para biópsias ou agendamento de coleta na EAMES);e
  • Para procedimentos de alto custo, acima de R$600,00, prazo médio de 10 dias úteis para análise da DSM.
OBS:
  • - As guias de exames são retiradas no posto avançado GAP, situado na entrada Alfa da EAMES, de segunda a sexta, das 08:00h às 12:00h.
  • - As coletas são realizadas no Laboratório da EAMES de segunda a quinta, das 07:30h às 09:00h.

Como solicitar autorização de procedimentos cirurgicos ou com alto custo?

Procedimentos eletivos (agendados) podem ser Cirúrgicos ou de Alto Custo.
Eles são subcategorizados por grau de complexidade: Média e Alta Complexidade.

Solicitação de Procedimentos Hospitalares - Instruções:

  • Apresentar Cópia da identidade do militar nítida, na validade, ambos os lados do documento ou Declaração de Dependente assinada e na validade (6 meses), telefones e e-mail para contato.
  • Informar nome da OSE (Hospital/Clínica) credenciada na qual o cirurgião realizará a cirurgia em caso de futura autorização em OSE.
  • A solicitação de procedimento cirúrgico deverá ser entregue, presencialmente e deverá conter: * Laudo médico descritivo do quadro clínico do paciente e CID-10, *Códigos CBHPM de cada procedimento; *Carimbo médico; *Se houver necessidade de OPME (órtese, prótese ou material especial) deverá estar descrito; *Todos os exames complementares já realizados e que embasaram a indicação de cirurgia:
  • Exemplos de exames complementares:
    -Cirurgias oncológicas- Resultado de biópsias + Laudos de exames com as respectivas imagens (ex: ressonância, tomografias computadorizadas, ultrassonografias)
    -Cirurgias cardiológicas: traçado de eletrocardiograma, laudo c/ imagem de ecocardiograma ou cintilografia, receita médica atualizada dos medicamentos em uso;
    -Cirurgia ortopédica: laudo e imagens de Raio X, laudo c/imagens da Ressonância magnética,...
    Fotos da região afetada ao se tratar de cirurgia plástica reparadora ( Ex: cirurgia nas pálpebras= encaminhar fotos da face de frente (estilo 3x4), de perfil (lado direito e esquerdo) e oblíquo (Com olhos abertos e olhar para o horizonte, sem elevar o queixo.)
  • Caso o paciente possua necessidades especiais (cunho social ou de saúde) que inviabilize ida ao Rio de Janeiro, também deverá ser anexado ao processo o laudo médico ou parecer da assistência social. Por essa razão, ele deverá informar com antecedência sobre óbices;
  • Todas as solicitações de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade dependem da avaliação técnica do HNMD e/ou da autorização da Diretoria de Saúde. Todo o trâmite pode durar em média 20 dias úteis.
  • Tratamentos oncológicos serão tramitados com prioridade e em menor prazo;
  • Cirurgias bariátricas exigem um longo período de acompanhamento médico, nutricional e psicológico anterior ao procedimento. Caso tenha interesse, solicitar cópia das instruções ao setor ou consultar no site.
Atenção: Quando houver o parecer sobre a autorização, o setor fará contato telefônico e a Guia ficará disponível para a retirada no posto avançado da EAMES de segunda a sexta, das 8h às12h. Em caso de dúvidas ligue para: 3041-5447 (8h as 12:30h);
*Caso o setor não entre em contato dentro de 21 dias úteis, o paciente deverá realizar contato para certificar-se do andamento do pedido;

Como receber minhas medicações (SeDiMe)?

O atendimento do SeDiMe é presencial de segunda a sexta, das 09:00h às 12:00h e 13:00h às 15:00h. São necessários os seguintes documentos:

-Ver Lista de Medicações disponiveis no SeDiMe

  • Prescrição médica atualizada (no mínimo de 3 meses);
  • Identidade militar dentro da validade;

Emergência Odontológica?

Em caso de Urgência Odontologica (dor), o usuário do Serviço de Saúde da Marinha deverá contactar:

Emergência Médica?

 

Utilização de tecnologia para levantamento de dados referentes à satisfação do usuário

O Sistema de Saúde da Marinha (SSM) é o conjunto organizado de recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e de informações, destinado a prover as atividades de saúde na Marinha do Brasil.

Subsistema Assistencial é o responsável pela prestação da Assistência Médico-Hospitalar (AMH) aos usuários do SSM.

No âmbito do Departamento de Saúde da EAMES são prestados os serviços nas especialidades médicas, odontológicas, fisioterápica; exames de laboratório, raio-x e ultrassonografia. Além destes serviços, o Departamento conta com setores de apoio como GAP (Grupo de Atendimento ao Público) e Regulação, responsáveis por autorizar procedimentos de baixa, média e alta complexidade junto às OSE credenciadas à EAMES.

No decorrer do ano de 2022, a EAMES implementou estratégias para fidelizar os usuários aos serviços oferecidos pelo Departamento de Saúde, concomitante a isso, tem-se investido igual esforço para manter o escopo de especialidades oferecidas pelas OSEs não disponibilizadas pelo Departamento de Saúde, com o intuito de melhor assistir à Família naval.

Como inovação tecnológica podemos destacar a implementação de um serviço de Satisfação do Usuário, por meio da utilização do tablet, que tem nos auxiliado também a entender melhor a demanda dos usuários tendo em vista que a facilidade tecnológica aumentou a adesão do usuário à pesquisa.

Nesse contexto, entendemos que o feedback do usuário é de extrema importância, por isso, incitamos todos que utilizam o serviço do Departamento de Saúde a registrarem no tablet suas contribuições, elogios e reclamações para que a partir da análise dos dados possamos traçar estratégias para melhoria dos serviços oferecidos.

 

Em caso de Urgência ou Emergência, dirija-se para um hospital mais próximo.

  • Hospital Vitória Apart     -   Serra  
  • Hospitais da Rede Meridional       -    Cariacica e Vitória (Santa Úrsula)     
  • Hospital Evangêlico           -    Vila Velha