Notícias

Projeto Escola, da DPHDM, realiza programação especial por ocasião do Dia do Livro Infantil


A Divisão de Educação em Museus da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, de 16 a 18 de abril de 2019, atividades especiais, mesclando leitura, história e conectividade para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil — comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, nome inconteste da literatura infantil brasileira.


Jovens produzem livro, utilizando linguagem e enfoque próprios às redes sociais,
a partir da visita mediada à exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil”


Ao longo dos três dias da programação, os grupos das escolas atendidas pelo projeto foram estimulados a produzir livros e ganharam um marcador em formato de âncora. No dia 16, alunos do Colégio Estadual Embaixador Raul Fernandes, de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com idades entre 15 e 17 anos, confeccionaram livros sobre a exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil”, no Museu Naval, em linguagem e visual característicos às redes sociais digitais Facebook, Instagram e Twitter, além de criar um “meme”, unindo informação e humor.

Já os estudantes da Escola Municipal Baden Powell, do bairro Guadalupe, no Rio de Janeiro, na faixa etária de 10 a 16 anos, tiveram a oportunidade de conhecer, em 17 de abril, a Ilha Fiscal e produziram, em conjunto, um livro a partir das temáticas apresentadas pelos mediadores da DPHDM — por exemplo, “o último baile do Império”, então realizado na Ilha em 1889, a apenas seis dias da Proclamação da República.

Por fim, no dia 18, os alunos Escola Municipal Nena Rodrigues, de Nova Iguaçu, também na região metropolitana do Rio, com 10 e 11 anos de idade, participaram de visita mediada à exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil” a fim de criar livros com histórias e ilustrações inspiradas na história do nosso país.


Visitações ao Museu Naval e à Ilha Fiscal, com mediadores da DPHDM,
permitiram aos alunos conhecer detalhes da história do Brasil e da Marinha


Com cerca de 66 mil estudantes atendidos em duas décadas, o Projeto Escola, da DPHDM, conjuga cultura e cidadania por meio de visitações mediadas para escolas da rede pública localizadas a até 60 km do Complexo Cultural da Marinha. Além de aguçar a consciência marítima e resgatar a memória nacional, aproximando as gerações futuras dos espaços culturais, o projeto oferece gratuitamente transporte escolar, lanche e uma foto da turma, enviada por e-mail.