Cenário do “último Baile do Império”, a Ilha Fiscal foi o palco da comemoração dos 75 anos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), realizada em 18 de junho de 2018. A cerimônia, alusiva às bodas de brilhante que a Diretoria completou no último dia 8, foi presidida pelo Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio.
Lida pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, a Ordem do Dia destacou os esforços de toda a tripulação em prol da preservação e divulgação da memória da Marinha do Brasil, de modo a estimular o desenvolvimento da mentalidade marítima.
Ressaltou ainda os expressivos resultados alcançados no último ano: a visitação de mais de 175 mil pessoas ao Complexo Cultural da Marinha, em especial, alunos de escolas públicas e particulares, e pesquisadores; a realização de cerca de 70 eventos de fomento à História, entre seminários, painéis e palestras; o atendimento de mais de 300 consultas e pesquisas ao Arquivo da Marinha e ao Departamento de História; a promoção de diversos projetos e oficinas culturais, técnicas e educativas, aproximando o público do universo naval; entre outros avanços e conquistas.
entregam prêmios aos militares da DPHDM que se destacaram no último ano

Além do Secretário-Geral da Marinha, a solenidade contou com a presença de ex-Diretores, autoridades — como o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira — e Diretores de instituições congêneres à DPHDM, dos meios militares e civis.
ex-Diretores em foto oficial, por ocasião do 75º aniversário da DPHDM