O texto, em comunhão com o leitor, como fim. Os processos de escrita e criativo (por vezes, antecedido pela angústia perante a página branca na tela do computador) como meio. A literatura como princípio. Temas caros à produção literária e abordados sem mistérios pela autora do thriller de espionagem Missão Pré-Sal 2025, Vivianne Geber, na quarta edição do “Bate-papo com o Autor”, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), realizada em 29 de agosto de 2018 na Biblioteca da Marinha (BM).
Militar há 17 anos, prestando assessoria jurídica à Marinha do Brasil, a Capitão de Fragata (T) Vivianne Brasil lançou mão de sua experiência na Força para criar, assinando como Vivianne Geber, a imbrincada trama de espionagem que tem o Comandante Ruppel, Oficial da Marinha brasileira, como protagonista a honrar a tradição de Sherlock, Poirot e Smiley, personagens criados, respectivamente, por Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e John Le Carré.
da criação literária em “Bate-papo com o Autor”, na BM

Fã do escritor Tom Clancy, mestre dos enredos de espionagens ambientados no meio militar, Vivianne discorreu sobre os desafios da criação (escolha do tema, vasta pesquisa, escrita minuciosa e apurada revisão); a boa recepção de público e crítica para o seu primeiro romance (e sua repercussão junto à Marinha); o mercado editorial e a figura do agente literário; e as publicações de seu blog (www.viviannegeber.com.br/blog), em que trata de assuntos navais com uma linguagem mais próxima do público civil.
Além disso, a escritora falou sobre suas influências literárias e o que a fez migrar das petições, recursos e pareceres jurídicos para a ficção. Abordou também detalhes da história de Missão Pré-Sal 2025 (cujo fio condutor é a recuperação de informações roubadas sobre um submarino de alta tecnologia e valor estratégico) e de seu próximo livro, ainda no prelo, Missão Terra Firme, com novas aventuras, reviravoltas e quebra-cabeças para o Comandante Ruppel desvendar.
um dos exemplares de Missão Pré-Sal 2025 sorteados para o público