da DPHDM, atrai militares de diversas OM
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, nos dias 9 e 11 de maio, na Biblioteca da Marinha (BM), as primeiras edições da Oficina de Encadernação e Douração. Destinada aos militares e servidores civis das diversas Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil, a iniciativa consiste em ensinar o público sobre os cuidados para a preservação documental.
Nos dois dias de oficina, os participantes aprenderam a diferença entre restauração e reencardenação de um livro, e a como diagnosticar a necessidade de um processo ou de outro. Foram apresentadas também as técnicas básicas de encadernação manual aplicadas à conservação de livros, bem como a recuperação de capas soltas e os princípios do serviço de douração.
Além disso, o público pôde conhecer como fazer uma reestruturação de lombada de livros, a douração em encadernações e caixas de acondicionamento de livros sob medida — estas últimas, por sinal, legadas à parte prática da oficina, onde todos confeccionaram suas próprias caixas.
caixas de acondicionamento de livros

As oficinas reuniram militares e servidores de diversas OM: Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM); Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM); Diretoria de Engenharia Naval (DEN); Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA); Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN); Comando do Material de Fuzileiros Navais (CmatFN); Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA); Comando da Força de Superfície (ComForSup); e Diretoria Industrial da Marinha (DIM); além do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx).
uma reestruturação de lombada de livro