A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) recebeu, no dia 19 de abril de 2024, o Sr. Charles Cosac no Complexo Cultural da Marinha. A visita teve início no Museu Naval, onde o editor pôde apreciar a exposição de longa duração “O Poder Naval na Formação do Brasil”, composta por modelos navais, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos.
Aproveitando a oportunidade, percorreu a Ilha Fiscal, local que serviu de palco para o último baile do Império, em 1889. Na sequência, visitou os outros locais administrados pela DPHDM: o Arquivo da Marinha, que possui documentos que datam desde o século XVIII até a atualidade, e a Biblioteca da MB, responsável por um acervo de aproximadamente 110 mil exemplares entre livros, folhetos, periódicos e mapas.
Charles foi presidente da editora “Cosac & Naify”, referência no mercado brasileiro e cujo primor editorial foi marca memorável na cena literária nacional, reaberta agora como “Cosac”, com foco majoritariamente em livros fotográficos sobre joias, artes plásticas e publicações de cunho acadêmico. Em seu currículo consta ainda a Direção do Instituto de Arte Contemporânea, a Biblioteca Mário de Andrade e o Museu Nacional da República.