Notícias

DPHDM realiza o II Webinar do Portal de Periódicos da Marinha


Em 23 de junho de 2021, foi realizado o II Webinar do Portal de Periódicos da Marinha do Brasil (PP-MB), sob a coordenação da Biblioteca da Marinha, um dos departamentos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM). Lançado em julho de 2020, o Portal — www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br — é um ambiente digital para publicação eletrônica dos periódicos institucionais da Força: científicos, culturais ou de divulgação.


Diretor da DPHDM, Vice-Amirante Mathias, ressaltou o papel do PP-MB na promoção da Marinha como produtora e curadora de acervos



Com o tema “Encontro de Editores”, o webinário marca a nova etapa de trabalhos da plataforma, que visa a proporcionar a capacitação em editoração eletrônica aos comitês editoriais, estimular a inclusão das edições anteriores das revistas (desde suas criações), difundir as boas práticas e convidar as demais revistas que ainda não utilizam o Portal a ingressarem.

Após as palavras iniciais do Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, e a apresentação do PP-MB pela Chefe da Biblioteca da Marinha, Capitão de Fragata (T) Leniza de Faria Lima Glad, o público pôde conhecer boas práticas de publicações que já integram o Portal. Editor-Assistente do Boletim de Acidentes Julgados no Tribunal Marítimo, o Suboficial (Escrevente) Cleber Luiz de Carvalho contou um pouco dessa experiência.

Na sequência, as boas práticas editoriais foram compartilhadas pelo Suboficial (Fuzileiro Naval, Escrevente; Reformado) Manoel do Socorro Ferreira Rodrigues, Auxiliar do Editor da revista INFOCIRM, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); e pelo Capitão-Tenente (T) Sérgio Willian de Castro Oliveira Filho, historiador, editor da revista Navigator, periódico científico da DPHDM.


Capitão-Tenente (T) Sérgio Oliveira apresentou as boas práticas editoriais da revista Navigator


O sucesso do Portal pode ser verificado em números, o seu crescimento: em um ano de existência, já incluiu em torno de 47% de todos os periódicos mapeados da Marinha, contando, hoje, com 22 revistas hospedadas, com os temas de “Segurança”, “Defesa Naval”, “História”, “Ciência” e “Tecnologia e Inovação”. Os acessos, por sua vez, aumentaram aproximadamente 59% nos últimos seis meses, de dezembro de 2020 a maio de 2021, totalizando mais de 10 mil acessos por mês.

Transmitido online, por meio da plataforma Webex, o webinário reuniu mais de 60 pessoas, entre as quais o Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN), Contra-Almirante Silvio Luís dos Santos; o Comandante da Escola Naval (EN), Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa; o Vice-Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), o Contra-Almirante (Md) César Aurélio Serra; e o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), o Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins.