NOTICIAS

7ª Edição do “Museu em Férias”,
da DPHDM, faz a alegria da garotada


Unindo lazer e cultura, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2020, no Museu Naval, no Rio de Janeiro, a 7ª edição do “Museu em Férias”. Organizado pela Divisão de Educação em Museus, o evento entreteu 80 crianças e jovens, dependentes de militares e servidores civis de 26 Organizações Militares da Marinha do Brasil (MB), contemplando públicos de três faixas etárias com diversas atividades educativas e recreativas.


Crianças de 7 a 10 anos conhecem o Submarino-Museu Riachuelo,
atração do Espaço Cultural da Marinha, durante o “Museu em Férias”


Em 28 de janeiro, os “pequenos marinheiros”, de 4 a 6 anos, participaram de oficinas de confecção de brinquedos e máscaras de carnaval; divertiram-se com brincadeiras populares, como amarelinha e peteca; e visitaram, com mediação, o circuito expositivo do Museu Naval, em especial as primeiras salas, sobre a era das Grandes Navegações.

No dia 29, destinado à turma de 7 a 10 anos, o entretenimento ficou por conta da dinâmica de “caça ao tesouro” e da visita mediada aos meios navais em exposição no Espaço Cultural da Marinha (ECM), como o Submarino-Museu Riachuelo. Mãe de Joana, que comemorou seu aniversário de 7 anos no evento, a Primeiro-Tenente (RM2-T) Carine Ocko Pieroni destacou a importância dessa iniciativa: “É uma oportunidade única das crianças conhecerem um pouco do nosso trabalho na Marinha, fazê-las sentir-se parte da Família Naval, ajudando-nos a incutir nelas, desde cedo, valores como cidadania e respeito.”


No Museu Naval, mediadores contam sobre as invasões ao futuro território
do Brasil, entre os séculos XVI e XVIII, aos adolescentes de 11 a 14 anos


Finalmente, em 30 de janeiro, os adolescentes de 11 a 14 anos “mergulharam fundo” na História, conhecendo “O Poder Naval na Formação do Brasil, exposição de longa duração do Museu Naval, e os equipamentos culturais do ECM, como o Navio-Museu Bauru, que participou da Segunda Guerra Mundial. Além disso, conjugaram diversão e aprendizado, disputando um jogo de tabuleiro com perguntas sobre conhecimentos gerais.

Quem perdeu a chance de trazer seus filhos, fique atento: a DPHDM promoverá em julho mais uma edição do “Museu em Férias”, com mais uma programação para agradar em cheio o público infantojuvenil.