NOTÍCIAS

Cerimônia, da DPHDM, no Museu Naval, encerra
o Ano Cultural da Marinha com “chave de ouro”


Homenagear aqueles que contribuíram para a história da Marinha do Brasil (MB) e, sob um viés de retrospectiva, elencar as ações empreendidas neste ano em favor do desenvolvimento e da difusão da mentalidade marítima junto à sociedade brasileira. Eis a síntese do que foi a cerimônia de Encerramento do Ano Cultural 2019, realizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), em 6 de dezembro, no auditório do Museu Naval.


Familiares do Contra-Almirante Modesto, que completaria 100 anos em 2019,
recebem homenagem com histórico de sua trajetória na Marinha


Num misto de tributo e deferência, a diretoria memorou grandes nomes da história naval na já tradicional “sessão das efemérides”, reverenciando o bicentenário de nascimento do Chefe de Esquadra Pedro Antonio Luiz Ferreira; e os cem anos do Almirante de Esquadra Eddy Sampaio Espellet; dos Vice-Almirantes Aloysio Mendes Lopes, Pedro Thedim Barreto; Roberto Mário Monnerat e Herick Marques Caminha; e dos Contra-Almirantes Ivan Modesto de Almeida, Rodoval Costa Couto de Freitas e Diocles Lima de Siqueira. Rendeu também homenagens ao Capitão de Fragata Antonio Luiz Porto e Albuquerque, professor de dezenas de turmas da Escola Naval e um dos principais historiadores da Marinha nos anos 1970 e 1980, e ao historiador José Antônio Araújo Alves, servidor civil da DPHDM, ambos falecidos neste ano.

A diretoria concedeu ainda a Medalha “Colaborador Emérito” às instituições e personalidades que a tem apoiado no cumprimento de sua missão histórico-cultural. Em 2019, além da Diretoria de Abastecimento da marinha, da Diretoria de Gestão Orçamentária da Marinha, do Grupo Wilson Sons, da Empresa de Navegação Elcano e da Companhia de Navegação Norsul, a comenda coube ao Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; o Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Júnior; e seu Diretor Administrativo-Financeiro, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza. Entre os civis, foram agraciados a guia turística Maria Cristina Gomes Lima; o advogado Carlos Enny Mendonça Lima; o Presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Gustavo Henrique Alves Martins; o advogado Salvador Cícero Velloso Pinto; e o Gerente de Projetos da Wiki Educação Brasil e administrador da Wikipédia em português, Rodrigo Padula.


Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Silva Rodrigues (à dir.),
recebe a Medalha “Colaborador Emérito” das mãos do Diretor da DPHDM


Na sequência, foram premiados os vencedores da 2ª edição do concurso fotográfico “Um olhar sobre o Patrimônio”, destinado a alunos da rede pública de ensino, que visitaram os equipamentos culturais da DPHDM. Finalmente, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, apresentou as peças doadas ao acervo museológico da MB sob tutela da diretoria, bem como as principais realizações da DPHDM em 2019. Ao término da cerimônia, o público foi brindado com a apresentação da Cantata de Natal, no Pátio d’Armas e nas varandas do museu.

Além dos familiares dos almirantes homenageados, prestigiaram a cerimônia o antigo Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o Almirante de Esquadra (Refº) José Alberto Accioly Fragelli; e ex-Diretores da DPHDM; entre diversas outras autoridades, militares e civis.