NOTÍCIAS

DPHDM inicia celebrações de fim de ano
com a 2ª edição da Cantata de Natal


Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, a boa música invadiu o Museu Naval, no Rio de Janeiro, e o coração do público nele presente na 2ª edição da Cantata de Natal. Promovido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), em parceria com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), o evento teve o patrocínio das empresas Wilson Sons, POUPEX, Grupo Mapma e Capemisa Seguradora.


Emoldurados por iluminação temática, Pátio d’Armas e varandas
do Museu Naval cativaram a plateia na 2ª edição da Cantata de Natal


Antecipando as celebrações natalinas e as comemorações da Semana da Marinha — alusiva ao Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Patrono da Marinha do Brasil —, a apresentação musical do Coral do Clube de Regatas do Flamengo convidou o público a celebrar a vida e as conquistas de 2019, bem como ensejou votos de bons frutos no ano vindouro.

Realizada no Pátio d’Armas e nas varandas do museu, sob regência do Maestro Luiz Lima, as cerca de 50 vozes da Cantata divertiram e emocionaram a plateia com músicas tradicionais de Natal, como “Adeste Fideles”, passando por canções da MPB, como “Wave”, de Tom Jobim, e “A Paz”, de Gilberto Gil, até grandes clássicos, como “Va Pensiero”, de Verdi, e “Ode à Alegria”, de Beethoven.

Além do coral, o evento contou também com apresentações da banda de fuzileiros navais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na área externa do Museu Naval, contagiando quem estava voltando para casa com canções de Marinha, como o hino da Força, “Cisne Branco”, e convidando para participar de atividades especiais, como oficina de guirlandas, camarim de fotos e visitas mediadas à exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil”.


Atividades especiais da programação da Cantata,
como a oficina de guirlandas, agradaram em cheio o público presente


Prestigiaram a Cantata de Natal o antigo Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Mauro Cesar Rodrigues Pereira; o ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Julio Soares de Moura Neto, acompanhado por sua esposa, Sra. Sheila Royo Soares de Moura; o Almirante de Esquadra (Refº) José Alberto Accioly Fragelli; o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; entre outras autoridades, militares e civis.