NOTÍCIAS

DPHDM participa da XL Jornada Científica
e III Jornada Técnica da OCM


A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) participou, no dia 25 de outubro de 2019, da XL Jornada Científica e III Jornada Técnica da Odontoclínica Central da Marinha (OCM). O evento, realizado no auditório da OCM, visa fomentar a disseminação e o intercâmbio da produção técnico-científica na área da odontologia entre os meios militar e acadêmico.


Primeiro-Tenente (RM2-T) Alessa, da DPHDM, apresenta o RI-MB,
plataforma que prima pela guarda e difusão da produção científica da Marinha


Dentro desta perspectiva, a DPHDM se fez presente, divulgando o Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB). Ministrada pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski, Encarregada da Divisão de Repositório Institucional, da Biblioteca da Marinha, a palestra evidenciou a relevância de centralizar a guarda e a preservação digital dos trabalhos científicos produzidos pelo pessoal da Marinha.

Importante ferramenta de inovação estrutural na construção do conhecimento coletivo em nossa Força, o RI-MB é uma base de dados institucional que contempla toda a produção científica no âmbito da Marinha do Brasil (MB), originada nos centros e institutos de pesquisa, nas Organizações Militares do Sistema de Ensino Naval e nos cursos extra-MB, sob responsabilidade das Organizações Militares Orientadoras Técnicas.


Capitão de Fragata (CD) Adriana Costa (à esq.) entregou um certificado
à palestrante da DPHDM (à dir.) por sua apresentação sobre o RI-MB


Chefe do Departamento de Ensino da OCM, a Capitão de Fragata (Cirurgião Dentista) Adriana Costa Rezende destacou a importância da plataforma para facilitar o acesso à produção científica da MB, como a desenvolvida nos cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação da OCM, e publicada na Revista Naval de Odontologia, agora também disponível em formato online: “como o Repositório (RI-MB) é indexado em diversas bases de dados de acesso internacional, possibilita uma maior visibilidade dos trabalhos da Marinha, agregando valorização à instituição como produtora de conhecimento, e, por conseguinte à OCM e seus autores.”