Notícias

Museu Nacional dos Esportes reúne Ministérios da Defesa e dos Esportes na DPHDM



A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha recebeu no dia 7 de fevereiro um time de peso que promete fazer a diferença no cenário esportivo nacional. Representantes das Forças Armadas, dos Ministérios da Defesa e dos Esportes e de entidades civis reuniram-se em torno da criação do Museu Nacional dos Esportes, que será implantado no Velódromo Olímpico, na Barra da Tijuca. Seu propósito é enaltecer a importância do desporto para a sociedade, que cria ídolos, dissemina bons exemplos e serve de inspiração para brasileiros de todas as idades. Neste cenário, a participação militar é primordial: na última década, Marinha, Exército e Aeronáutica vêm investindo na preparação de atletas de alto rendimento – todos com desempenho exemplar em competições no Brasil e no mundo.

Este foi o quarto encontro organizado para traçar os rumos do projeto. Desta vez, os participantes foram recebidos no auditório do Museu Naval pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, e pela Vice-Diretora da OM CMG (T) Regina Boanerges Siqueira que, em conjunto com o CMG (RM1-FN) Carlos Alfredo dos Reis Lessa, do CEFAN/ Comissão de Desportos da Marinha, representaram a MB. Já o Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro e o Tenente-Brigadeiro Machado representaram o Ministério da Defesa. O Exército contou com a presença do Coronel Thadeu, do Centro de Capacitação Física do EB (CCFEx) e do Tenente Coronel Mello, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). O Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar R/1 Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, a Tenente Coronel Vilma, a museóloga Amanda Marques, o Major Terzi e o Coronel Lima Filho – estes dois últimos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) – representaram a FAB. As diretrizes museológicas foram apresentadas pela CC (T) Adriana de Matos Peixoto Rogério, Encarregada da Divisão de Museografia da DPHDM e por Bianca Gama, coordenadora da Associação E-Museu dos Esportes.

De acordo com o planejamento, as Forças Armadas serão responsáveis pela primeira e pela antepenúltima sala, onde serão expostos assuntos como Militarismo e Esporte, fotos e perfis de atletas que já prestaram serviço militar com representatividade em jogos mundiais e Olimpíadas entre outros. A inauguração do museu está prevista para junho deste ano.

Sra. Bianca Gama, coordenadora do projeto E-Museu Nacional dos Esportes, na apresentação
inicial do projeto


CC (T) Adriana, Encarregada da Divisão de Museografia da DPHDM, apresentou aspectos
importantes das diretrizes museológicas do projeto


Simulação de uma das salas apresentada pelo Coronel Mello, da DPHCEx


Participantes da reunião