A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha recebeu no dia 7 de fevereiro um time de peso que promete fazer a diferença no cenário esportivo nacional. Representantes das Forças Armadas, dos Ministérios da Defesa e dos Esportes e de entidades civis reuniram-se em torno da criação do Museu Nacional dos Esportes, que será implantado no Velódromo Olímpico, na Barra da Tijuca. Seu propósito é enaltecer a importância do desporto para a sociedade, que cria ídolos, dissemina bons exemplos e serve de inspiração para brasileiros de todas as idades. Neste cenário, a participação militar é primordial: na última década, Marinha, Exército e Aeronáutica vêm investindo na preparação de atletas de alto rendimento – todos com desempenho exemplar em competições no Brasil e no mundo.
Este foi o quarto encontro organizado para traçar os rumos do projeto. Desta vez, os participantes foram recebidos no auditório do Museu Naval pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, e pela Vice-Diretora da OM CMG (T) Regina Boanerges Siqueira que, em conjunto com o CMG (RM1-FN) Carlos Alfredo dos Reis Lessa, do CEFAN/ Comissão de Desportos da Marinha, representaram a MB. Já o Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro e o Tenente-Brigadeiro Machado representaram o Ministério da Defesa. O Exército contou com a presença do Coronel Thadeu, do Centro de Capacitação Física do EB (CCFEx) e do Tenente Coronel Mello, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). O Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar R/1 Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, a Tenente Coronel Vilma, a museóloga Amanda Marques, o Major Terzi e o Coronel Lima Filho – estes dois últimos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) – representaram a FAB. As diretrizes museológicas foram apresentadas pela CC (T) Adriana de Matos Peixoto Rogério, Encarregada da Divisão de Museografia da DPHDM e por Bianca Gama, coordenadora da Associação E-Museu dos Esportes.
De acordo com o planejamento, as Forças Armadas serão responsáveis pela primeira e pela antepenúltima sala, onde serão expostos assuntos como Militarismo e Esporte, fotos e perfis de atletas que já prestaram serviço militar com representatividade em jogos mundiais e Olimpíadas entre outros. A inauguração do museu está prevista para junho deste ano.
inicial do projeto

importantes das diretrizes museológicas do projeto

