Fortes com o nome Tamandaré


Forte de Santo Inácio ou Forte de Tamandaré




Situado em Tamandaré, Pernambuco, foi construído no final do século XVII, pelo engenheiro Antônio Correia Pinto. O Forte era uma defesa do porto de Tamandaré das invasões holandesas e servia de abrigo às embarcações portuguesas. Era então uma simples bateria.
Quando D. Pedro II decidiu conceder o título de barão a Joaquim Marques Lisboa, lembrou-se de que, ao passar pelo porto de Tamandaré, ele lhe pedira para transportar a bordo do navio em que estava, para o Rio de Janeiro, os restos mortais de seu irmão, rebelde da Confederação do Equador, que morrera em combate e estava enterrado em Tamandaré. Resolveu, então, que o título seria Barão de Tamandaré.
Durante a vigência da Segunda Guerra Mundial, o Forte abrigou as tropas do Exército que protegiam a costa brasileira. Desde 1978, o Forte de Tamandaré está sob a jurisdição da Marinha.



Forte Tamandaré




Situado na pequena ilha rochosa da Lage, em frente à barra da Baía de Guanabara. Em 1644 foi fundado um forte, reconstruído em 1713, danificado na Revolta da Armada e remodelado entre 1896 e 1901. Pelo Decreto Presidencial nº 34.152, de 12 de outubro de 1953, o Forte da Lage passou a ser denominado de Forte Tamandaré, homenagem do Exército Brasileiro à Marinha, na figura de seu patrono, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré.