I SEPRIM



A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) - sediará, no dia 04 de outubro de 2018, o I SEMINÁRIO SOBRE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, BIBLIOTECAS DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA MARINHA DO BRASIL (SEPRIM).

Este evento abordará a temática "Visibilidade da Produção Científica", seja por meio dos periódicos científicos, bibliotecas digitais ou repositórios institucionais. Trata-se de um fórum para discussão da gestão e disseminação da produção científica, como estratégias para o seu desenvolvimento e a melhoria da qualidade das informações produzidas e divulgadas no País.

Em sua programação estão previstas apresentações das experiências da Biblioteca Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Biblioteca Digital do Exército (BDEx), Biblioteca Nacional Digital (BNDigital), das Revistas da Escola Superior de Guerra (ESG) e da Escola de Guerra Naval (EGN), com suas respectivas experiências no ramo da editoração eletrônica. A Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e o Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) versarão sobre as boas práticas para aprimoramento dos periódicos científicos, utilização dos repositórios institucionais e aumento da visibilidade da produção científica da área de Defesa.

Na ocasião, será lançado o Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB), que é a base de dados institucional que contempla toda a produção científica no âmbito da Marinha do Brasil, originada nos Centros e Institutos de Pesquisa, nas OM do Sistema de Ensino Naval (SEN) e dos cursos Extra-MB que estão sob a responsabilidade das Organizações Militares Orientadoras Técnica (OMOT). O seu conteúdo é composto por Artigos de Periódicos, Artigos de Evento, Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso, Livros, Folhetos, Capítulos de Livros e Relatórios de Pesquisa, bem como seu objetivo é reunir, em um portal único, a produção científica da MB e disponibilizar seu acesso livre nos contextos nacional e internacional, por meio da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM).

Também será lançada a "Cartilha do RI-MB", a qual contempla as instruções sobre como compartilhar o conhecimento produzido no âmbito da Marinha do Brasil, grande produtora de conhecimento na área de Defesa Naval.

A proposta central do SEPRIM é possibilitar o desenvolvimento do RI-MB como fonte de referência na área de Defesa Naval, junto à comunidade científica, por meio da interação de alguns dos seguintes atores:



Organizações Militares Editoras de Periódicos Científicos e Revistas:

A participação desse público é fundamental para o aprimoramento dos periódicos científicos e revistas da MB, pois o SEPRIM abordará boas práticas da editoração eletrônica de periódicos científicos e revistas, incluindo os processos de digitalização dos números antigos, a implementação do DOI (Digital Object Identifier), a utilização do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), sendo estes fatores estratégicos para compor os repositórios do IBICT/CAPES/MEC e imprescindíveis para o aumento da visibilidade da produção científica da área de Defesa.



Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT)

As OMOT terão papel de extrema relevância no controle e avaliação da produção científica do pessoal da MB a fim de compor o RI-MB. A proposta do SEPRIM é apresentar as ferramentas para aprimoramento do controle e avaliação de desempenho do Plano de Capacitação de Pessoal (PLACAPE), por meio da divulgação dos resultados obtidos nos cursos realizados Extra-MB, como um recurso para mapeamento da produção científica e geração de indicadores da produção intelectual da OMOT.



Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM)

O papel das bibliotecas integrantes da Rede BIM será vital nos processos de manutenção do RI-MB, pois são essas Unidades de Informação que compõem os ciclos de depósito de conteúdo, depuração de dados e controle das informações bibliográficas inseridas. O RI-MB utiliza como fonte de informação a base de dados do Sistema Pergamum, responsável pelo gerenciamento de todo acervo da Rede BIM. Desta forma, os bibliotecários que alimentarão o Sistema Pergamum realizando a catalogação da produção científica uma única vez, também estarão alimentando automaticamente o Sistema do RI-MB.

Este evento é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia e gratuita.


Inscrições        Programação - Em Breve.