Notícias

DPHDM realiza, na Biblioteca da Marinha, adestramentos no Sistema Pergamum para 18 OM


A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) marcou presença na cerimônia alusiva ao 74º aniversário do Dia da Vitória, realizada no dia 8 de maio de 2019, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A tradicional celebração memora a vitória dos Aliados sobre as forças nazifascistas.


DPHDM expôs no evento, entre outras peças de seu acervo,
medalhas criadas para condecorar os heróis de guerra da MB


Guardiã da memória da Marinha do Brasil (MB), a DPHDM levou para o evento itens de seu acervo e banners explicativos sobre este período histórico, e que compõe a exposição permanente “O Poder Naval na Formação do Brasil” — aberta à visitação no Museu Naval. Entre as peças, destacam-se a Medalha Cruz Naval, criada em 1943 para condecorar o pessoal da MB que agiu com denodo ante o inimigo; e as Medalhas da Força Naval do Nordeste e da Força Naval do Sul, instituídas em 1954 e destinadas ao militares da MB que serviram nestas forças durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o conflito, coube a MB a escolta dos comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral Sul, a proteção do tráfego marítimo contra ameaça submarina, a defesa dos portos e a escolta e transporte de tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Dentro do contexto da Campanha do Atlântico, a mais longa campanha militar contínua da guerra, 1.456 brasileiros morreram no mar, sendo 486 da MB.


Banners sobre a importância do “Poder Naval na Formação do Brasil”
ficaram expostos no jardim interior, junto ao museu do MNMSGM

Na cerimônia, presidida pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, houve a outorga da Medalha da Vitória, destinada a agraciar, dentre outros, aqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes durante a Segunda Guerra Mundial, integraram missões de paz ou apoiaram o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.