Notícias

DPHDM conduz militares da DGOM em “passeio pela História” do Brasil e da Marinha


Em 22 de março de 2019, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) recebeu, no Museu Naval, um grupo de militares da Diretoria de Gestão Orçamentária da Marinha (DGOM) para participar do projeto “Visitando a História”.


Capitão de Corveta (T) Daniel Gusmão ambienta os militares da DGOM
sobre os séculos de história que “singrarão” ao longo da exposição


Conduzidos pelo Capitão de Corveta (T) Daniel Martins Gusmão, Ajudante da Divisão de Arqueologia Subaquática, do Departamento de História da DPHDM, os visitantes conheceram a exposição “O Poder Naval na formação do Brasil”, que compreende desde a época do descobrimento e da colonização até a atualidade, com destaque para a participação da Marinha do Brasil nas Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao longo das sete salas da exposição, os Oficiais e Praças da DGOM puderam aprender sobre a evolução do Poder Naval ao longo dos séculos — dos navios de madeira e à vela até os dias atuais —, bem como sobre o papel determinante da Marinha para assegurar unidade às nossas dimensões continentais.


Na última sala da exposição, sobre “o emprego permente do Poder Naval”,
os visitantes podem observar diversos modelos de navios do século XX


Iniciado em setembro de 2010, o projeto “Visitando a História” visa estimular a consciência marítima: seja por meio de visitas guiadas pelos espaços museais sob tutela da DPHDM, seja pelo intermédio de palestras que evidenciam a importância da história naval para o arcabouço cultural do cidadão.

Tendo atendido mais de 5.400 pessoas até hoje, o projeto destina-se a militares e servidores civis das Organizações Militares (OM) das Forças Armadas e Forças Auxiliares, em especial, alunos dos centros de formação, bem como instituições de Ensino Superior, públicas e privadas.