Espaço Cultural da Marinha

O Espaço Cultural da Marinha é um centro cultural situado no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com uma área expositiva de cerca de 1,1 mil m², localiza-se na Orla Conde, entre o Largo da Candelária e a Praça XV, subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

Instalado nas antigas docas da Alfândega, sobre uma área aterrada na segunda metade do século XIX, o espaço foi inaugurado em 20 de janeiro de 1996. O local abriga parte importante do acervo da Marinha do Brasil. Do museu, saem diariamente embarcações para a Ilha Fiscal, local onde ocorreu o Baile da Ilha Fiscal, e para a entrada da Baía de Guanabara, onde os passageiros podem conhecer diversos pontos turísticos e históricos do redor.

Como visitar

Seja bem vindo ao Espaço Cultural da Marinha (ECM).

O ECM está localizado à Orla Conde (Boulevard Olímpico), s/n, Praça XV, Rio de Janeiro, RJ, local de validação dos ingressos e embarque para o Passeio Marítimo e Ilha Fiscal.


Planeje a sua visita

  • O ingresso do Espaço Cultural da Marinha dá direito ao seu portador visitar os atrativos que estão abertos ao público. Veja no título "Equipamentos Culturais" o status de cada um.
  • Inclua na sua programação visitar o MUSEU NAVAL (cortesia). Localizado em frente às barcas da Praça XV, só precisa de oito minutos de caminhada do Espaço Cultural da Marinha.
  • Antes de comprar seu ingresso, consulte a previsão tempo.
  • Aos sábados, domingos e feriados a região é desprovida de restaurantes.
  • No final desta página, nos títulos "Não é permitido durante a visitação", "Facilidades no ECM" e "Orientações para o visitante" você obtém mais informações importantes ao seu planejamento.
  • Visitar o Espaço Cultural é muito tranquilo, mas requer cuidados, principalmente se você está com idosos e crianças. Leia o título "Riscos na Visitação".
  • Se for realizar Passeio Marítimo ou visita à Ilha Fiscal atenção para o horário limite para a validação do seu ingresso comprado na internet (Check-in). Terminado o prazo, as vaga não preenchidas são disponibilizadas para venda.


Funcionamento

  • Funcionando de terça-feira a domingo e feriados.
  • A visitação às terças-feiras será gratuita. O acesso será livre exceto para grupos acima de 10 (dez) pessoas. No caso de grupos maiores, tais com escolas, igrejas e projetos sociais, o agendamento é obrigatório e deve ser realizado por meio do e-mail de agendamento da DPHDM, disponibilizado no final desta página, em "Contatos".
  • Por motivo de segurança o ECM será fechado em caso de fortes chuvas.
  • O Espaço Cultural da Marinha não abre ao público nos dias:
    • 1º de janeiro (ano novo)
    • Quarta-feira de cinzas
    • 24 e 25 de dezembro (Natal)
    • 31 de dezembro (réveillon)


Horários de visitação

Visitação regular:

  • De Terça-feira a Domingo: 11h às 17h, sendo às 16h30 o último acesso.


Combo de “Encenação de Pedro Álvares Cabral” seguido de Passeio Marítimo:

  • 10h: Abertura da bilheteria para venda presencial e check-in das vendas pela internet.
  • 10h30: Encenação de Cabral.
  • 11h: Passeio Marítimo.
  • Segundo e quarto sábado de cada mês.

Nota: No dia da encenação a bilheteria abrirá às 10h somente para essa atração. Para visitação e Passeio Marítimo horário normal às 11h.

Atendimento Exclusivo para deficientes Intelectuais e/ou mentais

  • 09h30 às 11h – todos os domingos para os visitantes agendados. Consulte as condições no título “Atendimento exclusivo” e veja, em “Funcionamento”, os dias que o Espaço Cultural da Marinha não abre ao público.


Equipamentos culturais

Equipamentos culturais são os atrativos disponíveis para visitação - consulte o status ao seu lado. O histórico de cada um pode ser lido clicando na aba correspondente em “MUSEUS”, menu principal.

  • Aeronave de interceptação e ataque (caça) – aberto.
  • Carro de combate Cascavel – aberto.
  • Contratorpedeiro Museu Bauru – aberto.
  • Helicóptero Sea King – aberto
  • Nau dos Descobrimentos – aberta, mas podendo ser fechada, temporariamente, em função da maré baixa, ressaca ou muito vento.
  • Submarino Museu Riachuelo – Fechado para visitação até 30/09/22. Retornou de manutenção de casco e está em fase de pintura e montagem museológica. Previsão de reabertura ao público em 01/10/22.
  • Museu do ECM – Fechado. Nesse espaço virá o novo "Museu Marítimo".


Riscos na Visitação

O Espaço Cultural da Marinha é uma área cultural cujos atrativos são equipamentos de guerra que viraram museus, mas mantém suas características de construção. Por esse motivo, a maioria desses atrativos não permitem a acessibilidade para quem se desloca por meio de cadeira de rodas. Para entrar e se deslocar no interior desses atrativos se faz necessário a utilização de prancha, escadas e, em alguns casos, o agachamento, como acontece no interior do submarino, pois os compartimentos são acessados por meio de escotilhas.

Visitar o Espaço Cultural da Marinha requer alguns cuidados para que tudo ocorra sem nenhum acidente pessoal. O subir e descer de escadas, dentro dos atrativos culturais, deve ser realizado com calma, evitando escorregar. Existe o risco de colisão com a cabeça, pois os compartimentos podem ser apertados ou de teto baixo, cujos acessos podem ser por meio de escotilhas ou portas estanques, necessitando de inclinação da cabeça ou de agachamento, conforme citado acima.

Outro fator a ser considerado pelo visitante é a confinação do ambiente. O submarino Riachuelo é um ambiente totalmente fechado e com espaços reduzidos. Já o Contratorpedeiro Bauru apresenta ambientes abertos e fechados, principalmente no convés abaixo do convés principal. São atrativos culturais não recomendados para quem sofre de claustrofobia, possui dificuldades de deslocamento ou não tem as condições necessárias para manter o seu equilíbrio, pois há a necessidade de esforço físico. Cada visitante ou seu responsável deve fazer uma avaliação da condição física. Devido aos fatores retrocitados, visitar os atrativos flutuantes não é recomendado para as pessoas muito idosas ou gestantes.

O Espaço Cultural da Marinha é uma área de entretenimento e lazer cujos atrativos estão expostos ao tempo, sujeitos às variações climáticas e de maré. Em caso de chuva pode ocorrer, por motivo de segurança, o fechamento de algum atrativo, pois seus acessos são por meio de pranchas e escadas, que molhadas, potencializam o acidente pessoal. O mau tempo pode provocar ressaca e ventania, fatores que atuam direto nos atrativos flutuantes. O jogo (balanço) da embarcação impede o acesso, devido ao movimento da prancha de entrada e, além disso, possibilita a queda de algum visitante que esteja no seu interior. Já com a maré muito baixa a visitação na Nau dos Descobrimentos será interrompida, pois sua prancha de entrada desce, saindo do alinhamento com o pier, impedindo o acesso com segurança.

Sabemos que o fechamento de um atrativo causa insatisfação, mas as medidas adotadas pelo Oficial de Serviço visam a prevenção de acidentes com você, que é a razão da nossa existência. Ao programar sua visita consulte a previsão do tempo.

Não é permitido ultrapassar a faixa amarela, pintada na borda do pier, limite de segurança para evitar queda n´água. Solicitamos atenção com as crianças.


Encenação de Pedro Álvares Cabral

Que tal embarcar na história da chegada dos portugueses ao Brasil?

Pedro Álvares Cabral aportou no Espaço Cultural da Marinha para recontar sua travessia pelo tenebroso Atlântico de 1500, numa história cheia de aventuras, curiosidades e gargalhadas!

Em 30 minutos de encenação, em frente da Nau dos descobrimentos, o versátil ator Rafael Assis se reveza em diversos personagens numa encenação leve e divertida para toda a família, seguindo de passeio marítimo de 01h30, sendo Inteira R$ 50,00 e meia R$ 25,00. Mais informações em “Condições de Venda”.

Aguardamos você!


Atendimento Exclusivo

O atendimento exclusivo destina-se a receber visitantes com deficiências intelectuais e/ou mentais, bem como seus acompanhantes, em horário antes de abertura ao publico em geral, a ser guiados por uma guia capacitada nesse tipo de recepção. Esse atendimento será realizado semanalmente, sempre aos domingos, somente para os visitantes agendados. A visita ocorrerá dentro do horário estabelecido, veja em “Horários de visitação”, programada para 01h30, no máximo, pois em seguida o Espaço Cultural será aberto ao público. O visitante que chegar atrasado será incluído no grupo, fazendo acompanhar a visita daquele ponto em diante, não sendo retornado ao ponto inicial. A entrada do deficiente e de seu responsável não será cobrada, sendo cortesia.

O responsável pelo deficiente deve tomar conhecimento dos riscos dessa visitação, veja no título “Riscos na visitação”, e fazer avaliação mediante as condições do deficiente, pois há riscos de acidente. À critério do responsável, a visita pode ser somente em terra, sem entrar nos atrativos. Fale com o guia.

Para realizar o agendamento da sua visita, envie um e-mail para dphdm.agendamento@marinha.mil.br, com o título "Agendamento de atendimento exclusivo", contendo no texto o local desejado, se Museu Naval ou Espaço Cultural da Marinha, nome do responsável , telefone de contato, data pretendida e quantidade de acompanhantes. O agendamento funciona de segunda-feira até às 12h de sexta-feira. E-mail enviado fora desse período só será lido na segunda-feira. Caso deseje visitar o Museu Naval, clique na respectiva aba e leia as instruções, pois o atendimento é diferente.

Faremos o melhor para recebê-los e, tendo em vista ser um atendimento novo, nessa fase inicial, o agendamento por cada dia será de cinco deficientes, podendo o número total de visitantes triplicar, em função dos acompanhantes.

Não há estacionamento no Espaço Cultural da Marinha. Pode ser realizado apenas o desembarque no portão de acesso. As vagas de estacionamento que ficam em frente ao Museu Naval e dos demais Órgãos públicos, aos domingos, não havendo nenhum evento na redondeza, ficam liberadas ao público e você pode utilizá-las. Do Espaço Cultural ao Museu Naval são dez minutos de caminhada.

Sejam muito bem vindos ao nosso Espaço Cultural da Marinha, onde serão recebidos com muito amor e carinho.


Disponibilidade de ingressos por horário

  • 80 ingressos por hora.
  • 80 ingressos para encenação de Cabral + Passeio Marítimo.


Tarifas

  • Inteira - R$ 14,00
  • Meia entrada - R$ 7,00
  • O ingresso destina-se visitar somente o Espaço Cultural da Marinha. A Ilha Fiscal e o Passeio Marítimo são atrativos com ingressos próprios.
  • Viste o MUSEU NAVAL como cortesia. Localizado em frente às barcas da Praça XV só precisa de oito minutos de caminhada do Espaço Cultural da Marinha.


Encenação de Cabral com Passeio Marítimo:

  • Inteira – R$ 50,00
  • Meia – R$ 25,00


Validação do ingresso (Check-in)

  • Para entrar no Espaço Cultural da Marinha o seu ingresso precisa ser validado na bilheteria do Espaço Cultural da Marinha.
  • Você pode cancelar ou remarcar o seu ingresso até às 17h do dia da visitação. Passado esse prazo será NO SHOW, isto é, não comparecimento, sem restituição do valor pago. Entre em contato com a empresa Ingresso com Desconto pelo e-mail disponibilizado no item "Contatos.


Condições de venda

  • Pagam meia entrada
    • Menores de 21 anos.
    • Estudantes com carteira de identificação estudantil.
    • Maiores de 60 anos.
    • Professores.
    • Pessoas com deficiências.
    • Jovens cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
  • Não pagam (cortesia)
    • Crianças até 2 anos de idade.
    • O acompanhante das pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e mentais que sejam impossibilitadas de locomoção, autodeterminação e que dependam de acompanhantes, limitado a um acompanhante por deficiente.
    • Militares das FA, Forças Auxiliares e seus dependentes. A comprovação é realizada por meio do documento de identificação da Força.
    • Guia de turismo em exercício da atividade (com grupos). Caso o guia de turismo necessite de cortesia para fazer reconhecimento ou estudar o atrativo deverá agendar sua visita no setor de agendamento - item “Contatos”.


Demais informações sobre ingressos

  • Não há a necessidade de imprimir o ingresso. Basta fornecer o código e identificação na bilheteria.
  • Só é permitida a venda de 05 (cinco) ingressos por visitante. No caso de grupos maiores entre em contato com a empresa Ingresso Com Descontos, ver contatos, para agendamento de grupos.
  • Visitar o ECM tem hora marcada e duração. Leia o item “Duração da visita”.
  • As Cortesias, para quem tem direito, serão fornecidas na bilheteria, mediante identificação.
  • O ingresso para visitar o ECM não dá direito ao Passeio Marítimo e Ilha Fiscal, os quais possuem ingressos individualizados.
  • Antes de comprar seu ingresso, veja no item “Equipamentos Culturais” o que está aberto e fechado e os dias de não funcionamento.
  • Para evitar transtornos, faça consulta sobre a previsão do tempo.
  • Qualquer problema com o seu ingresso, tais como remarcação, cancelamento, devolução e pagamento, entre em contato com a empresa Ingresso com Desconto pelo e-mail disponibilizado no item "Contatos".
  • A validade do ingresso se restringe ao dia da visitação.
  • A venda de ingressos encerra-se às 16h30. O ECM fecha às 17h.
  • O visitante deve guardar o ingresso até o final do passeio, pois no caso de imprevistos, ao solicitar a devolução do valor pago, junto à empresa Ingresso Com Descontos (ICD), necessitará de informações.
  • O visitante ao sair do ECM não terá direito ao retorno, o que acontecerá mediante apresentação de novo ingresso.


Ingressos

    imagem
  • Cortesias – por agendamento. Leia o item “Demais informações sobre ingressos”.
  • A comercialização dos ingressos pela internet é realizada pela empresa Ingresso Com Desconto (ICD). Veja item "Contatos".
  • Para evitar transtornos, antes de realizar a compra do ingresso, leia atentamente os itens “Tarifas”, “Condições de venda” e “Demais informações sobre ingressos”.
  • A seguir são relacionados os acessos que permite a comprar do ingresso:
    • Aplicativo da DPHDM "Marinha Cultural" (IOS/Android).
    • Aplicativo da empresa Ingresso com Desconto (ICD).
    • Site da ICD:www.ingressocomdesconto.com.br.
    • Aqui, clicando abaixo em INGRESSOS COM DESCONTO.

OBS: Ingressos à venda.





Não é permitido durante a visitação

  • Entrar fantasiado.
  • Não é permitido a entrada de animais.
  • Entrar com bebidas alcoólicas ou em estado de embriaguez.
  • Entrar ou permanecer em trajes de banho, sem camisa ou descalço.
  • Realizar sessão de fotos/filmagem temáticas, tais como, entre outros, casamento, gravidez, debutante e aniversário.
  • Acessar a borda do cais.
  • Correr.
  • Fumar.
  • Distribuição de panfletos de qualquer natureza.
  • Comercialização de qualquer produto ou serviço.
  • Manifestações religiosas e ou políticas.
  • Portar armas.
  • Ultraje público ao pudor.
  • Ato provocatório.


Facilidades no ECM

  • Lanchonete
  • Loja de souvenir
  • Banheiros
  • Bebedouro (Para sua segurança traga o seu copo)


Orientações para o visitante

  • É permitido filmar e tirar fotos turísticas durante a visitação, mas não é permitido utilizar o tempo da visitação para realizar sessão de fotos temáticas, entre outros, de casamento, gravidez, debutante e aniversário. Para esses casos o visitante deve entrar em contato com o setor de Agendamento para agendar sua atividade - veja em “contatos”.
  • Não é permitido comer ou beber no interior dos equipamentos culturais.
  • imagem
    imagem
  • O Espaço Cultural da Marinha (ECM) e suas atrações, por ser um espaço aberto, exposto ao tempo, durante a visita pode ser fechado em caso de chuva, reabrindo quando do restabelecimento da segurança .
  • Em caso de maré alta o Contratorpedeiro Museu Bauru será fechado. A prancha de acesso, muito inclinada, oferece risco de acidente.
  • imagem
    imagem
  • Em caso de maré muito baixa e alta a Nau dos Descobrimentos será fechada, pois a prancha de entrada oferece risco de acidente.
  • Dentro dos equipamentos culturais o visitante deve ter cuidado ao se deslocar, pois há riscos de queda, colisão com a cabeça e espaços confinados. Não recomendado para idosos, gestantes e quem sofre de claustrofobia.
  • Não há estacionamento para visitantes.
  • imagem
  • A estação de metrô mais próxima é a "CARIOCA".
  • Maiores informações sobre o Passeio Marítimo e a Ilha Fiscal, consulte o respectivo título no menu principal.
  • Perto do Espaço Cultural da Marinha está o Museu Naval, entrada franca, aberto de quinta-feira a domingo e feriados, das 13h às 17h, Rua Dom Manuel 15, Praça XV. Consulte no menu "Museu Naval" os dias de não funcionamento.Você se encantará com essa visita!


Contatos

Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM):


Ingresso Com Desconto:

Agradecimentos

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) agradece sua visita ao nosso site e deseja que você desfrute dos nossos equipamentos culturais e aproveite para visitar a Ilha Fiscal e realizar um maravilhoso passeio pela Baía de Guanabara.


home