Notícias

DPHDM promove “Bate-papo com o Autor”
sobre Biblioteca da Academia dos Guardas-Marinha


Em comemoração aos 216 anos de criação da Biblioteca da Academia Real dos Guardas-Marinha, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, em 25 de abril de 2018, na Biblioteca da Marinha (BM), a terceira edição do projeto “Bate-papo com o Autor”, que visa estreitar a distância entre escritores e pesquisadores com o público-leitor.

O tema foi apresentado pelo Encarregado da Divisão de História Marítima e Naval da DPHDM, o Capitão de Corveta (T) Carlos André Lopes da Silva. Especializado em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele é autor do capítulo “A Biblioteca da Academia dos Guardas-Marinha: um acervo como instrumento de formação militar-naval”, que integra o livro Cultura escrita e circulação de impressos no Oitocentos.

Capitão de Corveta (T) Lopes discorre sobre
a Biblioteca da Academia dos Guardas-Marinha



Entre outras questões, o Capitão de Corveta (T) Lopes debruçou-se sobre os currículos dos cursos da Academia, cujas demandas fomentaram a criação do catálogo sistemático da Biblioteca da Academia Real dos Guardas-Marinha, cujo acervo conseguia arrolar o conhecimento pertinente à formação militar-naval que circulava naquela época.

Ao final do “Bate-papo” na BM, herdeira legítima da Biblioteca da Academia, foram sorteados exemplares de livros de História para o público, que contou com a presença do ex-Diretor da DPHDM, Vice-Almirante (Refº-EN) Armando de Senna Bittencourt. Além de celebrar a criação da Biblioteca da Academia Real dos Guardas-Marinha, o evento foi realizado também em comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, ocorrido em 23 de abril.



“Bate-papo com o Autor”, na BM, atrai civis e militares